Imagem Principal
Imagem
TRE-RJ vai concluir biometria de todos os eleitores do estado até maio
Em alguns municípios da Região Metropolitana, 40% dos votantes ainda precisam ser cadastrados; o objetivo é reforçar a segurança do processo eleitoral.
TRE-RJ vai concluir biometria de todos os eleitores do estado até maio
Foto do autor Mauro Touguinhó Mauro Touguinhó
Por: Mauro Touguinhó Data da Publicação: 22 de janeiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Divulgação (Ascom TRE-RJ)

Você sabia que faltam apenas quatro meses para os eleitores regularizarem o título ou emitir a primeira via do documento? Por isso, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) deve concluir, até o dia 8 de maio, o cadastro da biometria de todos os votantes do estado. Atualmente, o Rio de Janeiro possui cerca de 65% dos seus eleitores cadastrados. O objetivo da biometria é reforçar a segurança do processo eleitoral.

"É fundamental que a gente tenha essa participação da sociedade para termos um passo a mais de segurança", afirmou o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, presidente do TRE-RJ.

O desembargador anunciou, nesta segunda-feira (22), o lançamento da campanha #VemPraBiometria, cujo objetivo é cadastrar a biometria de cerca de 4 milhões de pessoas e atingir 100% do eleitorado fluminense.

“Com a biometria, o processo eleitoral ganha mais segurança ainda do que já tem hoje. Nós começamos esse processo há um bom tempo e temos o fechamento do cadastro em maio", destacou o desembargador.

 

Foto: Divulgação (Ascom TRE-RJ)

 

Henrique Carlos de Andrade Figueira destacou ainda que, com o cadastro de todos dos eleitores, a conferência do processo na hora da votação será mais simples, uma vez que evita filas como as vistas nas últimas eleições.

Ações itinerantes do TRE-RJ atuarão captar mais eleitores para registrar a biometria. Além disso, as centrais de atendimento e os cartórios eleitorais estarão disponíveis para o cadastro da digital.

40% sem cadastro na Região Metropolitana

O desembargador destaca que o maior desafio no momento é o cadastro dos eleitores da Região Metropolitana. Em alguns municípios, cerca de 40% dos votantes ainda precisam ser cadastrados. Para saber se a biometria está coletada, basta consultar o site do TRE-RJ.

Pela Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios aos maiores de 18 anos e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, às pessoas analfabetas e aos maiores de 70 anos.  

No entanto, desde o ano passado, uma norma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou a permitir que jovens de 15 anos obtenham o título de eleitor, embora só possam efetivamente votar quando completarem 16 anos de idade. Se esse jovem completar 16 anos no dia da votação, já poderá votar.

Relacionadas