Imagem Principal
Imagem
Sisu: expectativa e frustração
Com atraso para divulgar resultados, MEC volta a liberá-los às 18h25 de quarta-feira (31); ministro e agentes do governo não dão a mínima satisfação
Sisu: expectativa e frustração
Foto do autor Saulo Andrade Saulo Andrade
Por: Saulo Andrade Data da Publicação: 31 de janeiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Lidiane Lima/SecEd AP

Terça (30) ou quarta-feira (31)? Estas foram as datas em que, em tese, haveria a divulgação do resultado das notas dos estudantes selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Mas, às voltas com erros técnicos, que atrapalharam o processo, fato é que, os resultados, do Ministério da Educação (MEC) só foram liberados às 18h25 desta quarta-feira (31). 
 

Foto: Juca Varella/Agência Brasil

Vale lembrar que, na noite da última terça, o MEC divulgou uma nota, explicando que a "Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do MEC, área responsável pela operacionalização do Sisu, identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação, adiando a divulgação dos resultados definitivos do Sisu 2024 para esta quarta-feira, 31 de janeiro, em horário a ser informado". 

Reclamações

Enquanto nada era resolvido, as reclamações afloravam. É o que relata o professor de História Juarez Júnior, que leciona num curso preparatório em São Gonçalo. 

"O resultado era para sair ontem [30], entre 9h e 10h. Adiaram para hoje à tarde [31]; vamos entrar nas 17h59 - período da noite - e, até agora, nada", ressaltou, contando ainda que a expectativa entre seus alunos é grande. 

"Eles entram em contato com a gente. Cria-se uma expectativa. O pessoal está desesperado. Na primeira parcial, só vieram resultados da UFF. Os da UFRJ não saíram, na divulgação. É uma desorganização absurda do MEC, através do Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira], organizadora. Ora, se os alunos atrasados são barrados na porta, na hora de fazer a prova, o que dizer da organização do exame?", comparou o professor. 

"Teve gente que conseguiu ver [as notas], e passou; mas eles simplesmente as retiraram", queixou-se uma estudante, nas redes sociais. 

Outra internauta enumerou que houve, também, "erro nos locais de prova e questões repetidas"; além de "confusão na divulgação das notas do Enem e atraso de quase 48 horas do Sisu".

"Esse desabafo não é nada, comparado ao que sinto, quando vejo a frustração de pessoas próximas a mim, devido a essa longa e árdua espera de divulgação das classificações no Sisu, com as notas de corte do Prouni, subindo de forma exponencial a cada dia", relatou mais uma usuária das redes sociais. 
Sisu

O Sisu é um sistema eletrônico gerido pelo MEC para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. O sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

A lista considera o limite da oferta das vagas por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para Lei de Cotas. Este ano são ofertadas 264.360 vagas, distribuídas entre as 127 instituições de educação superior participantes do programa.

Em nota, o MEC informou que os inscritos no processo seletivo de 2024 do Sisu já podem conferir o resultado da chamada regular do programa.

“O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou a lista dos selecionados às 18h desta quarta-feira, 31 de janeiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O Sisu 2024 teve uma única etapa de inscrição para todo o ano e ofertou 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil”, ressaltou, acrescentando que os selecionados na chamada regular devem realizar matrícula ou registro acadêmico na instituição em que foram admitidos no período de 2 a 7 de fevereiro. 
 

 

Clique aqui e receba mais notícias da sua cidade no Whatsapp. 
 

Relacionadas