Imagem Principal
Imagem
Cidades investem mais que estados e União em 2023
Dados do Tesouro Nacional podem apontar tendência, no atual ano eleitoral
Cidades investem mais que estados e União em 2023
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 31 de janeiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Divulgação/Pref São Gonçalo

Ao se debruçar sobre os mais recentes números do Tesouro Nacional, pode-se perceber que, prestes a chegar no presente ano eleitoral de 2024, as cidades brasileiras foram as "campeãs" em investimentos.

Isso porque os indicadores apontam que, no terceiro trimestre de 2023, os municípios investiram 1% do Produto Interno Bruno nacional. Já os estados, 0,8%, e o governo federal, 0,3%. 

Os dados ainda não estão completos; mas, se o Tesouro revelar que os números do fim de 2023 confirmarem a tendência, será a primeira vez, desde a pandemia de Covid-19, quando muitas cidades receberam ajuda federal, que os municípios brasileiros lideram o ranking. 

Foto: Divulgação/Pref Niterói



Ano eleitoral

Fato é que as prefeituras vêm se preocupando em realizar entregas, antes do período eleitoral deste ano. 

Uma das garantias, em termos de arrecadação, é o fundo de participação dos municípios, em impostos como, por exemplo, o de renda, cuja tabela ainda não foi corrigida. 

Outro ponto de destaque são as emendas parlamentares de deputados federais - muitos até candidatos -, em direção aos municípios; colaborando, também, para os investimentos. 

De acordo com o professor adjunto e cientista político da UFF, Márcio Malta, tais emendas, "muitas vezes, não ganham o merecido destaque", em relação ao que vêm fazendo os prefeitos. 

"O exercício do poder requer visibilidade. E muitos prefeitos se aproveitam da inauguração de obras públicas para ganharem destaque - ou a seus indicados. Não necessariamente era para serem campos opostos a alguns deputados federais, pois em tese todos estariam visando o bem público", ressaltou.

Foto: Divulgação/Pref Maricá

A legislação eleitoral proíbe que o presidente, governador ou prefeito participem de inaugurações de obras nos três meses anteriores às eleições. Em 2024, o primeiro turno será no dia 6 de outubro. 

Questionadas sobre quais são as principais obras que se pretendem entregar, até o período legal permitido, antes das eleições, as Prefeituras de Niterói, Maricá e São Gonçalo não responderam à reportagem, até o fechamento desta edição. 

Clique aqui e receba mais notícias da sua cidade no Whatsapp. 

Relacionadas