Imagem Principal
Imagem
Cidades do Leste Fluminense estão na lista de doenças causadas por pobreza
Governo federal divulgou dados nesta semana, durante evento com diretor-geral da OMS
Cidades do Leste Fluminense estão na lista de doenças causadas por pobreza
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 09 de fevereiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução/Redes sociais

O governo federal identificou 175 cidades brasileiras com altas cargas de duas ou mais doenças ou infecções determinadas socialmente; ou seja, que acometem, mais fortemente, a fatia mais pobre da população.

No estado do Rio, municípios do Leste Fluminense como Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Cabo Frio constam na lista.

Vale lembrar que, entre 2017 e 2021, tais doenças causaram a morte de mais de 59 mil brasileiros.  

Estas e outras cidades do estado e do Brasil foram consideradas fundamentais para a pauta da eliminação, enquanto problema de saúde pública, e prioritárias no programa Brasil Saudável, lançado nesta semana pelo presidente Lula e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante a recepção do diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, ao Brasil.

A malária; doença de Chagas; tracoma, filariose linfática; esquistossomose; oncocercose; geo-helmintíase; além de cinco infecções de transmissão vertical (sífilis, hepatite B, doença de Chagas, HIV e HTLV) são as algumas das doenças e infecçoes a serem eliminadas ou reduzidas pelo governo.

Além das cidades do Leste Fluminense, no nosso estado, foram citadas Macaé; Campos dos Goytacazes; Japeri; Mesquita; Queimados; Volta Redonda; Belford Roxo; Petrópolis; Nova Iguaçu; São João de Meriti; Duque de Caxias e Rio de Janeiro.

Foto: Fernando Frazão/Ag Brasil 

Procuradas, as prefeituras de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Cabo Frio não responderam à reportagem, até o fechamento deste texto.

Clique aqui e receba mais notícias da sua cidade no Whatsapp. 
 

Relacionadas