Imagem Principal
Imagem
Bruno Porto volta à Câmara de SG; Canedo espera voltar à comissão feminina
Vereadores foram protagonistas em pauta de representatividade
Bruno Porto volta à Câmara de SG; Canedo espera voltar à comissão feminina
Foto do autor Saulo Andrade Saulo Andrade
Por: Saulo Andrade Data da Publicação: 06 de fevereiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução/redes sociais

Após atuar, por um ano, na condição de secretário de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Gonçalo, o vereador Bruno Porto (Cidadania) está de volta à Câmara Municipal, desde a última quinta-feira (1º). Em dezembro de 2022, A TRIBUNA destacou que ele foi pivô de uma crise com a sua colega, Priscila Canedo (PT), por causa da nova configuração da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos e Políticas das Mulheres (CPDDPM) do parlamento.

Única mulher eleita na Câmara, Canedo fundou e presidia a CPDDPM, que passou a ser comandada por Bruno Porto. A nova chapa fora aprovada por 18 votos e colocava Canedo na vice-presidência. Representadas pela proporcionalidade partidária, as comissões das câmaras municipais são divididas por temas.

Em entrevista ao jornal, Porto disse que, enquanto parlamentar, crê que vai dar "continuidade ao trabalho".

"Fui eleito vereador. Quero cumprir com o que a população tem expectativa sobre mim. Nos dois primeiros anos, conseguimos fazer muita coisa. Volto para continuar as ações das comissões que faço parte: Esporte, Saúde, Assistência; além da Frente Parlamentar de Enfrentamento a Hepatites Virais, Tuberculose e HIV", disse, elogiando o trabalho da vereadora - suplente - Patrícia Silva (Cidadania), que ocupou o lugar dele na presidência da CPDDPM, enquanto estava trabalhando com o prefeito Capitão Nelson (PL).

Patrícia Silva/Reprodução redes sociais

Em relação ao trabalho feito na comissão dedicada ao tema da mulher, Bruno Porto ressaltou que "jamais se candidatou para criar embate com algum vereador". 
"Esse não é o meu perfil. Na ocasião, havia outras mulheres na Câmara. Eu me candidatei à comissão e venci no voto. É o que determina o nosso regimento. Ocupei um espaço a que homens e mulheres têm direito. Se vou continuar ou não na comissão, devemos analisar mais à frente. Tenho uma gama de comissões das quais participo. Se conseguir dar conta de tudo, é possível. Vamos avaliar", conclui o parlamentar.

Questionada sobre a possibilidade de a CPDDPM voltar a ser presidida por um homem (Bruno Porto), a vereadora Priscila Canedo ponderou que ainda não há um posicionamento a este respeito.

Priscila Canedo/Reprodução redes sociais

"O vereador Bruno, comigo, disse que não vai permanecer da presidência [da comissão dedicada às mulheres]. Disse que vai conversar com o presidente da Casa [Lecinho (MDB)]. Ele não quer ficar na presidência da comissão nem ter esse embate. Falou isso para mim", relatou Canedo.

Ainda de acordo com a vereadora, a mudança de configuração das comissões só ocorrerá com o fim do recesso parlamentar. Neste momento, a Câmara Municipal de São Gonçalo está em recesso e retoma suas atividades a partir do próximo dia 15, quinta-feira, após o Carnaval. A próxima sessão plenária será no dia 20.

"Obviamente, vou lutar para que a comissão retorne para que eu a presida: única vereadora da Casa. As suplentes saíram e voltaram os vereadores respectivos. Como fui a única eleita, assim permaneço. Espero que nossa voz não seja calada por um outro homem; por nenhum homem. Que tenhamos nosso espaço respeitado", ressaltou, reiterando que, para a constituição das comissões, depende-se da votação dos vereadores, após o recesso.

Clique aqui e receba mais notícias da sua cidade no Whatsapp. 
 

Relacionadas