Assinante
Com a decisão de Axel Grael de não disputar a reeleição e o prestígio das presenças de 16 dos 21 vereadores na sede do PDT, o ex-prefeito Rodrigo Neves consagrou, não apenas a sua liderança, mas a viabilidade de superar a marca de mandatos conquistados por Jorge Roberto Silveira, afastado da política desde 2012.
Mas Rodrigo terá dois problemas após abril, quando deixar a Secretaria: como acomodar partidariamente centenas de candidatos à vereança e a definição de quem será seu companheiro como candidato a vice. A primeira aposta se direciona para a fidelidade de Paulo Bagueira, por ser uma liderança da zona norte. Mas estrategicamente o grande peso eleitoral não está mais na ZN e sim na Região Oceânica que na última eleição foi mais favorável aos bolsonaristas.
O lançamento da pré-candidatura pedetista ocorreu no mesmo dia em que o deputado Carlos Jordy foi surpreendido com a presença da Policia Federal em sua casa e em seu gabinete diante da acusação de forte participação na trama golpista desencadeada a oito de janeiro do ano passado. O bolsonarista reagiu dizendo estar sendo alvo de uma "perseguição no ano eleitoral ", por ter anunciada a sua pretensão de ser candidato à Prefeito de Niterói, representando a oposição.
DESDOBRAMENTO
Axel Grael assegurou que não concorrerá a um possível mandato de vice. Rodrigo Neves garantiu que, eleito, permanecerá na Prefeitura sem repetir a tentativa de disputar o mandato de governador, como em 2020.
Mas ele terá de optar pelo apoio a um candidato a governador e a profecia caminha para o gabinete do prefeito carioca Eduardo Paes.
Para as negociações políticas com vistas a 2026, Rodrigo Neves terá forte influência na escolha dos dois nomes para a disputa por duas cadeiras no Senado e mais uma vaga para vice-governador.
COMO FICAM LULA E O PT
A armação do jogo eleitoral de 2024 é uma pré-qualificação para eleição de 2026, quando serão eleitos os futuros Presidente, o Governador e dois Senadores.
O Presidente Lula não foi consultado sobre a sucessão niteroiense, E terá de se manifestar ante à postura do vice-presidente nacional do PT, Washinton Qua-quá, de ter o domínio regional em Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí...
Ele tem expressado apreço pela deputada petista Verônica Lima, considerada um nome viável para disputar o executivo niteroiense.
Haverá interesse de Lula em se manter distante do PDT de Ciro Gomes e de Rodrigo?
OS 23 ANOS DA - ERA ROBERTISTA
A liderança de Jorg Roberto Silveira começou com sua primeira eleição para prefeito, em 1989, pelo PDT de Leonel Brizola. e só foi encerrada em 2012, durando, portanto, 23 anos.
Na época do seu primeiro mandato, iniciado em 1989 e encerrado em 1993, não havia a figura da reeleição e ele apresentou para sucedê-lo o arquiteto João Sampaio (1993 a 1977), baseado no lema da "recuperação da auto-estima da população " por ter mudado o visual da cidade.
Na eleição de 1993 o filho do ex-governador Roberto e sobrinho do ex-governador Badger, voltou ao Palácio Araribóia.
Candidato à reeleição, em 1997, renunciou em 2000 para ser candidato a Governador, chegando no terceiro lugar. Conquistou o quarto mandato, assumindo em janeiro de 2009.
Em seu mandato aconteceu a tragédia do Morro do Bumba e ele encerrou sua carreira, no final do mesmo ano (2012).
Jorge foi deputado estadual, Secretário de Esportes e tentou ser Senador e Governador.
Único dos seus quatro mandatos, Godofredo Pinto foi Prefeito substituto de 2002 a 2004, sendo reeleito em 2005.
Em 2017 ele perdeu os direitos políticos por cinco anos, como também enfrentou processo de improbidade em processo que alinhou José Roberto Mocarzel.
As principais marcas de suas gestões foram o MAC e o Caminho Niemeyer.
ARMAMENTISMO
No Rio, o vereador Vitor Hugo (MDB) quer derrubar o veto do prefeito Eduardo Paes (PSD), que impede que novos clubes e estandes de tiro sejam abertos. O parlamentar avalia que o veto pode ser derrubado em fevereiro, na volta do recesso da Câmara Municipal carioca.
ISENÇÃO
O prazo para se inscrever no Concurso Público Nacional Unificado, com pedido isenção da taxa, é menor do que para os demais candidatos, e terminará no dia 26 de janeiro. As inscrições, tanto para pagantes como para isentos, começaram nesta sexta-feira (19) e deverão ser feitas na página do concurso. No caso dos pagantes, o prazo de inscrições termina em 9 de fevereiro. Para se inscrever, é preciso ter conta no Portal Gov.br.