Imagem Principal
PAINEL
09 de setembro de 2025
PAINEL
09 de setembro de 2025
Foto do autor Painel Painel
Por: Painel Data da Publicação: 09 de setembro de 2025FacebookTwitterInstagram

CIDADANIA COM PAES

As eleições para o governo do estado são só em 2026, mas, o diretório de Niterói do partido Cidadania já se antecipou e decidiu apoiar uma eventual pré-candidatura do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD) a governador. O anúncio foi durante convenção da sigla no último sábado, 07. Entre os presentes, o presidente regional da legenda, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT). 
Na mesma reunião, o vereador Rodrigo Farah foi eleito o presidente municipal do Cidadania e o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, o vice.

DESENVOLVIMENTO DO CENTRO

A mensagem executiva que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial de R$ 400 milhões para o fomento ao desenvolvimento imobiliário de Niterói foi sancionada. Os recursos sairão do Fundo de Equalização de Receitas, uma espécie de poupança dos royalties do petróleo. 
O dinheiro será usado para a requalificação dos imóveis do centro (com incentivo a adequação para transformarem em residenciais), reforma das calçadas, instalação de iluminação pública em LED, entre outras melhorias.

PASSEIO NITERÓI

Niterói poderá ter um aplicativo com orientações de pontos turísticos e locais interessantes da cidade que os turistas poderão conhecer. A plataforma Passeio Carioca, que mostra pontos da cidade do Rio, com sua história e cultura, visando atrair visitantes, reuniu-se ontem com representantes da prefeitura para apresentar uma proposta similar. 
Seria o projeto Passeio Niterói. A nova plataforma iria fomentar o turismo, valorizar o patrimônio histórico, cultural, arquitetônico e gastronômico, conectar guias de turismo e turistas, dar visibilidade a negócios locais e criar roteiros para que os moradores redescubram a cidade com sentimento de pertencimento.

MÉDICO DE FAMÍLIA NO FONSECA

Os moradores do bairro do Fonseca, na zona norte de Niterói, agora podem contar com um módulo do programa Médico de Família, inaugurado no último sábado, 06, na Travessa Dona Júlia. A unidade atenderá cerca de mil pessoas das comunidades do Serrão e do Juca Branco, fortalecendo a rede de atenção primária na cidade. 
O módulo funcionará de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com duas equipes compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e dois agentes comunitários de saúde. Também contará com equipe de saúde bucal, formada por dentista e auxiliar.

CAFÉ EMPRESARIAL

O CDL-Niterói promove nesta terça-feira, 09, o ‘Café Empresarial’, um encontro com a presença do advogado Antônio Barragan, empreendedor, contador, professor e palestrante internacional. Ele dará a palestra “Seu negócio no exterior: caminhos e possibilidades”, onde serão compartilhadas informações e estratégias sobre oportunidades para expandir negócios além das fronteiras.
O evento acontecerá às 8h30, na sede da CDL Niterói, na Rua General Andrade Neves, 31, 6º andar, no Centro.

PREVENÇÃO A SUICÍDIOS

A Alerj tem parecer favorável em todas as comissões de um projeto de lei que obriga a instalação de telas ou redes de proteção em passarelas, pontes e viadutos. O objetivo é reduzir tentativas de suicídios, e ocorrências de menor gravidade em acidentes nesses locais. O autor da proposta é o deputado Rosenverg Reis (MDB). Já está pronto para ir à votação em plenário. 
O texto propõe que pontes e viadutos que ofereçam "displays" eletrônicos para informações quanto ao trânsito deverão informar o número 188 do Centro de Valorização da Vida (CVV), responsável por promover apoio emocional e prevenção do suicídio.

 

CPI OUVE LADRÕES DE CARROS

A CPI das Câmeras na Alerj vai ouvir alguns dos principais ladrões de carros do estado dentro de alguns presídios. O anúncio foi feito ontem pelo presidente da CPI, deputado Alexandre Knoploch (PL).
Entre os convocados estão Vinicius Sebastian dos Santos Catrinck, o “Capetão”; Thiago Fernandes Virtuoso, o “Tio Comel”; Gildásio Esteves Lima; Luciano da Silva Teixeira, conhecido como “Sardinha da CDD”; e Jefferson Dias Lino, apelidado de “Rouba Cena”. Segundo Knoploch, todos já receberam resgate de empresas ligadas a associações.

PACOTE CONTRA O CRIME

Falando na Alerj, a Casa vai botar para votar, em discussão única, nesta terça-feira, 09, o denominado “pacote de enfrentamento ao crime – PEC-RJ”, de autoria do presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil), um conjunto de medidas para reforçar a segurança e a efetividade penal, além de preservar a ordem pública. 
Também será votado, em discussão única, outro projeto de lei, do Poder Executivo, que proíbe as saídas temporárias de detentos nos presídios do estado.

PASSE LIVRE PARA DEFICIENTES

Pessoas com deficiência enfrentam muitas dificuldade para usar o passe livre no transporte interestadual. Isso porque a gratuidade ficou restrita aos ônibus convencionais, um serviço que praticamente não existe mais. 
Tramita no Senado Federal projeto de lei, do senador Romário Faria (PL-RJ), que garante o passe livre para pessoas comprovadamente carentes em todas as categorias de ônibus, do convencional ao leito. A proposta está em análise nas comissões da Casa e deve ser votado em breve.

PERFIL DOS MENORES INFRATORES

O Ministério Público do Estado (MPRJ) lançou o Sistema Módulo Adolescente em Conflito com a Lei. A plataforma digital permitirá à Instituição reunir e organizar, de forma inédita, dados sobre o perfil socioeconômico e a trajetória infracional de adolescentes em conflito com a lei, criando uma base sólida e confiável para subsidiar a atuação do MP e a formulação de políticas públicas. 
Os promotores de Justiça poderão registrar diretamente na plataforma as informações coletadas durante as oitivas com os adolescentes. Esses dados permitirão a produção de estatísticas qualificadas e o acompanhamento detalhado de cada caso, desde a prática do ato infracional até o encerramento da medida socioeducativa.

COMBATE À CORRUPÇÃO

O prazo para encaminhar propostas de ações estratégicas de combate à corrupção à rede de articulação da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) foi prorrogado até 30 de setembro. A chamada pública terminaria inicialmente em 18 de agosto. 
A Enccla recebe propostas para serem executadas em 2026. Para participar, o interessado deve preencher formulário eletrônico da Enccla para apresentar a proposta. As ações estão separadas em três eixos: crime organizado e cadeias produtivas; crimes ambientais e fluxos financeiros ilícitos e integridade, transparência e controle.

GAROTINHO DE OLHO EM 2026

O ex-governador Anthony Garotinho voltou a afirmar que poderá disputar novamente o Palácio Guanabara em 2026, caso o ex-secretário estadual de Transportes Washington Reis (MDB) não consiga reverter a sua inelegibilidade junto ao STF. 
Garotinho já havia deixado claro que não pretende apoiar Eduardo Paes (PSD) nem Rodrigo Bacellar (União Brasil), pré-candidatos já em movimento. Reis, por sua vez, busca aliados no seu projeto.

Relacionadas