Assinante
PROJETO ORLA
Niterói vai promover, entre os dias 15 e 20 de setembro, oficinas para apresentar aos moradores o Projeto Orla, para reurbanizar as praias da cidade. A população será chamada a participar para discutir soluções conciliando preservação ambiental, uso recreativo, desenvolvimento econômico e acesso democrático ao território.
As oficinas vão contemplar tanto os trechos da Baía de Guanabara (praias do Centro, Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco, Jurujuba e Adão e Eva) quanto as Praias Oceânicas (Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara).
DEFESA DO CONSUMIDOR
Em comemoração aos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor, o Procon RJ e o governo do estado farão, entre os dias 8 e 12 de setembro, no Rio e de 10 a 12 deste mês em outros 11 municípios, o 2º Mutirão Estadual da Renegociação do Consumidor. A iniciativa busca beneficiar milhares de consumidores em situação de vulnerabilidade financeira.
Para ser atendido, o consumidor deve levar um documento oficial com foto (RG ou CNH). Em Niterói, o atendimento vai do dia 10 a 12 deste mês, na Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, 481/Loja, no Centro, das 10h às 16h. Empresas confirmadas: Enel, Claro, Águas de Niterói e Itaú.
SAÚDE BUCAL
Niterói agora tem a Coordenação Técnica de Saúde Bucal, órgão técnico responsável por planejar, ordenar, apoiar e supervisionar os serviços e ações de saúde bucal desenvolvidos por todos os órgãos e entidades municipais integrantes do SUS.
Segundo o decreto, assinado pela prefeita em exercício, Isabel Swan, a criação do órgão não acarretará aumento de despesa com pessoal.
MULHERES CONSTRUTORAS
A Escola Firjan Senai Niterói iniciou na última segunda-feira,08, o projeto Elas Constroem, desenvolvido em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Senai, Sinduscon-Rio e Seconci-Rio, visa capacitar 25 mulheres para atuar no setor.
Vai oferecer gratuitamente o curso de Pedreiro de Acabamento e Execução de Revestimento de Argamassa.
CONCURSO NO CLUBE CENTRAL
O Clube Central, no bairro de Icaraí, promoverá um concurso nacional de arquitetura organizado pelo Núcleo Leste Metropolitano do IAB RJ, para escolher um projeto para a implantação de um novo ambiente de lazer na sua sede.
No terraço do prédio de seis andares, conhecido como “Palácio de Mármore”, o novo espaço terá áreas gourmet e piscina com vista que destaca a beleza da paisagem da Baía de Guanabara. As inscrições estão abertas até 19 de setembro, com entrega de propostas até 3 de outubro. Serão distribuídos R$ 35 mil em prêmios aos vencedores.
FORA ENEL
O Ministério Público Federal entrou com uma ação pedindo a anulação da recomendação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a favor da renovação da concessão da concessionária Enel por mais 30 anos. A empresa está presente em 73% do estado e atende a mais de sete milhões de pessoas.
A ação cita uma insatisfação generalizada com os serviços prestados pela concessionária. A Enel lidera o índice de reclamações na Aneel.
A Enel informou que ainda não foi notificada da ação, e que “cumpre integralmente os critérios previstos no decreto que estabelece as regras para a prorrogação das concessões”.
APOSENTADORIA DE VEREADOR
O presidente da Câmara de Maricá, vereador Aldair da Linda (PT) anunciou ontem que este será o seu último mandato e que a partir de 2029 vai se aposentar para se dedicar mais à saúde e à família.
O político está com 54 anos e em seu quinto mandato na Casa. Aldair anunciou a criação do Instituto Linda, entidade que terá como objetivo continuar ajudando as pessoas que mais necessitam.
VASCO EM MARICÁ
Vascaíno apaixonado, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, quer ajudar o seu time, que não anda em uma fase boa no Campeonato Brasileiro, em 15º lugar. Ele deseja que o clube, presidido por Pedrinho, transfira para a cidade o seu Centro de Treinamento por pelo menos 50 anos e os jogos com mando de campo no futuro estádio João Saldanha, projetado por Oscar Niemeyer.
Quaquá deseja liderar um fundo de investimento para adquirir o Gigante da Colina.
MANUAL DE REGISTRO POLICIAL
A Polícia Civil publicou, em seu Boletim Interno, o Manual Orientador para Registro Fotográfico de Lesões em Vítimas de Violência Doméstica, fruto de um trabalho conjunto com o Ministério Público do Estado.
O manual traz diretrizes claras para a coleta imediata de vestígios fotográficos no momento do registro de ocorrência, permitindo a posterior realização de perícias indiretas e fortalecendo a produção de provas e, assim, o combate à violência doméstica.
AMEAÇA DE TRUMP
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse ontem que o governo Trump está disposto a "usar meios militares" para "proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo" em referência a uma eventual condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo STF. Segundo ela, o presidente americano considera leva a liberdade de expressão muito a sério.
Contudo, a porta-voz também disse que, no momento, não há nenhuma ação adicional contra o governo brasileiro.