Assinante
Entrar
Cadastre-se
A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o Procon do Estado do Rio de Janeiro (PROCON-RJ) autuaram, nesta terça-feira (21), quatro lojas do Plaza Shopping, em Niterói. A ação fez parte de uma fiscalização para identificar e combater irregularidades que violam o Código de Defesa do Consumidor.
De acordo com o Procon, entre as irregularidades encontradas nas lojas, estão: ausência de preços em produtos expostos à venda, destaque para o preço de parcelas com fonte maior que o preço à vista (quando ambos devem ter o mesmo tamanho de fonte) e, em uma farmácia, a ausência de uma lista de preços atualizada para medicamentos. Além dos quatro estabelecimentos autuados, outros três também foram fiscalizados, mas não tinham irregularidades.
A reportagem procurou o Procon, para saber quais lojas foram autuadas, mas não conseguiu contato, até o fechamento desta matéria. A Tribuna também contatou o Plaza, para saber a posição do shopping, mas não teve retorno.
Além da operação em Niterói, também foram fiscalizadas oito lojas no Américas Shopping, no bairro do Recreio, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Destes, seis foram autuados.
A principal infração identificada foi a ausência de preços em produtos expostos, constatada na maioria das lojas. Outras irregularidades incluíram o destaque inadequado para o preço de parcelas em relação ao preço à vista e a ausência do livro de reclamações do Procon.