Assinante
Entrar
Cadastre-se
As obras da construção da Nova Catedral São João Batista, em Niterói, seguem a todo vapor. De acordo com a Arquidiocese de Niterói, entidade responsável pela obra, entre os dias 28 e 31 de janeiro, será entregue um lote de 30 toneladas de aço destinado à continuidade das obras estruturais do Caminho da Gratidão, uma parte essencial do projeto.
O cronograma prevê a conclusão das lajes dessa estrutura até julho, com os trabalhos tendo início em 3 de fevereiro e demandando 196 m³ de concreto. Já as concretagens serão realizadas em etapas ao longo do semestre, começando em 11 de março (40 m³) e seguindo em 9 de abril (39 m³), 13 de maio (38 m³), 11 de junho (40 m³) e 14 de julho (39 m³).
Em entrevista exclusiva, o arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, falou sobre a importância das obras.
“Com gratidão e alegria, acompanhamos o progresso das obras da Nova Catedral São João Batista, um marco de fé e união para nossa Arquidiocese. Cada etapa nos aproxima desse sonho comunitário. Convido todos os fiéis a participarem desta história, seja inscrevendo seus nomes no Caminho da Gratidão, adquirindo bilhetes da Ação entre Amigos, contribuindo pelos nossos canais de doação ou rezando pelo sucesso desse projeto. Juntos, estamos construindo nossa ‘Obra de Fé’, um símbolo de amor a Deus e um espaço de acolhimento fraterno para nossas celebrações. Nossa Nova Catedral será mais que um templo religioso: será também um espaço cultural e turístico, refletindo a participação e colaboração de todas as comunidades e paróquias da Arquidiocese de Niterói”, ressaltou.
O Caminho da Gratidão, com 950 metros de extensão, é o foco atual. A concretagem das lajes voltadas para o Rio de Janeiro já foi concluída, e a parte direcionada para Niterói será finalizada neste ano. Após essa etapa, será iniciada a construção da cúpula da catedral.
Sobre a Nova Catedral São João Batista
O projeto da Nova Catedral São João Batista, idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi lançado em outubro de 1997. Após a morte de Dom Carlos Alberto Navarro, um dos idealizadores, o projeto foi interrompido, mas retomado em 2012 pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias.
Com 13,6 mil metros quadrados, a catedral terá capacidade para 5 mil pessoas internamente e 15 mil no espaço externo. A nave central terá 80 metros de diâmetro e a cúpula, 60 metros de altura. Além do espaço para cultos, o complexo incluirá um museu de arte sacra, um arquivo, um teatro, um espaço cultural, uma livraria e um café.
A conclusão das obras depende de doações dos fiéis, e a Arquidiocese de Niterói disponibiliza um canal para contribuições no site www.caminhodagratidao.com.br.