Assinante
Mais um caso de racismo contra Vinicius Júnior. A LaLiga, organizadora do Campeonato Espanhol, denunciou à Procuradoria de Crimes de Ódio na Espanha os insultos racistas contra o atacante brasileiro do Real Madrid, em um jogo na semana passada no estádio do Getafe.
A informação foi confirmada à AFP, que também diz que a organização vai à Procuradoria para apresentar a denúncia, habitualmente levada à Federação Espanhola e à Comissão Antiviolência depois de cada rodada.
No documento, LaLiga afirma que, na entrada do Real Madrid no campo do Getafe, "foi detectada uma gravação em que vários torcedores locais entoam cânticos intolerantes, sendo ouvidos gritos individuais de 'filhos da p...' e 'Vinícius macaco'".
Além das ofensas a Vinicius, a entidade também diz que o jogador Dani Ceballos também foi alvo de gritos da torcida, mas destaca que o Getafe reagiu "imediatamente, emitindo uma mensagem pelo sistema de alto-falantes e pelo placar de vídeo contra os insultos".
Os fatos ocorreram na quinta-feira da semana passada, no jogo atrasado pela 20ª rodada do Campeonato Espanhol, que terminou com a vitória do Real Madrid por 2 a 0.
Luta contra a discriminação racial
Esse é mais um caso de ofensas racistas contra Vinicius Júnior desde que chegou à Espanha. O jogador virou um símbolo da luta contra a discriminação no futebol espanhol.
Nesta terça-feira (6), Vinicius se encontrou com Colin Kaepernick, ex-jogador de futebol americano que ajoelhava no hino nacional dos Estados Unidos em protesto contra a brutalidade policial contra negros.
Após começar seus protestos, Colin Kaepernick nunca mais foi contratado por outra equipe da NFL (Liga de futebol americano).
“Hoje foi um dia muito, muito especial para mim… Ouvir e conhecer a história de um HOMEM que tanto luta contra o racismo foi inesquecível para mim. Muito obrigado, Colin. Sua história é verdadeiramente inspiradora e recomendo a todos que assistam ao seu documentário Netflix. Obrigado Nike por nos conectar. Este dia e minha conversa com Colin terão um grande impacto em minha vida no futuro para tornar este mundo melhor e mais igualitário”, disse Vinicius em um post em suas redes sociais.