Imagem Principal
Imagem
Brasil se despede das Eliminatórias com derrota “nas alturas"
Bolívia se classifica para a repescagem com a vitória
Brasil se despede das Eliminatórias com derrota “nas alturas"
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 09 de setembro de 2025FacebookTwitterInstagram
Rafael Ribeiro/CBF
Imagem destacada

As eliminatórias chegaram ao fim. Esta última rodada não valia muito para o Brasil, que já estava classificado para a Copa do Mundo de 2026, mas valia para a Bolívia, que ainda sonhava com uma vaga na repescagem. Na última rodada da classificatória da América do Sul, a seleção brasileira foi derrotada pela boliviana por 1 a 0.

Já classificada, a seleção brasileira pode rodar o elenco ainda mais nessa partida, com Carlo Ancelotti dando chance para novos jogadores como Fabrício Bruno, Vitinho, Andrey Santos, Carlos Henrique e Samuel Lino, que tiveram poucas ou nenhuma chance durante as eliminatórias.

Além disso, essa foi a primeira experiência de Ancelotti na temida altitude. E não foi qualquer altitude, foram os 4.150 metros do Municipal de El Alto, o segundo estádio profissional mais alto do mundo. A Bolívia começou as eliminatórias jogando em La Paz e perdeu duas vezes e depois mudou para El Alto, onde estava invicta.

Muito mudada e enfrentando os efeitos da altitude, passou longe de ser a melhor partida da seleção brasileira. Precisando do resultado para se classificar para a repescagem, a Bolívia foi para cima e, aos 49 do primeiro tempo, Miguelito marcou para os donos da casa, de pênalti. O segundo tempo foi morno, com poucas chances para cada lado.

Se o jogo valia virtualmente nada para o Brasil, ele foi dramático para a Bolívia. Com um ponto a menos, a seleção boliviana precisava vencer e contar com um tropeço da Venezuela, que jogava em casa contra a Colômbia. A ajuda colombiana veio, com os venezuelanos perdendo de 6 a 3. 

Assim, com a vitória de 1 a 0 sobre o Brasil, a Bolívia vai disputar a repescagem para a Copa do Mundo de 2026.

Já a seleção brasileira terminou as eliminatórias com 28 pontos, na quinta colocação. Esse é o pior resultado brasileiro desde que a classificatória passou a ter esse formato e, caso fosse o sistema de classificação para Copa de 32 seleções, o Brasil nem classificado direto estaria, e sim na repescagem. Porém, a seleção se beneficia com o aumento de equipes no próximo mundial.

Relacionadas