Imagem Principal
Imagem
Governo do Rio encerra 13 UPPs e reestrutura segurança pública na capital
Com nova configuração, 1.100 policiais serão redistribuídos para reforçar o policiamento na cidade, enquanto as UPPs restantes passam a operar sob nova organização
Governo do Rio encerra 13 UPPs e reestrutura segurança pública na capital
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 05 de novembro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Divulgação/ Agência Brasil

A Secretaria Estadual de Polícia Militar (SEPM), anunciou o encerramento de 13 das 29 Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) na capital. A medida, publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (5), faz parte de uma reestruturação. Com isso, o número de UPPs passa a ser de 16. Agora, com a nova configuração, cerca de 1.100 policiais serão redistribuídos para reforçar o policiamento na cidade, enquanto as UPPs restantes passam a operar sob nova organização.

Duas das UPPs desativadas serão incorporadas aos batalhões de área: a UPP Andaraí será administrada pelo 6º BPM (Tijuca) e a UPP Prazeres pelo 5º BPM (Praça da Harmonia). As demais unidades foram reunificadas.

“As UPPs não vão acabar, como algumas pessoas apregoam nas redes sociais. Todo projeto nasce e sofre modificações periodicamente. O contingente das UPPs sofreu redução ao longo de todos esses anos, mas a estrutura administrativa se manteve. Era preciso mudar”, ressaltou o secretário de Estado de Segurança Pública, delegado federal Victor dos Santos.

Em nota, a Polícia Militar alegou que se trata de um choque de gestão na estrutura administrativa das UPPs, que continuarão subordinadas à Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP).

A PM informou ainda que a rotina de patrulhamento no entorno das comunidades, com corredores de segurança para reduzir roubos, permanece. “Também se mantém o suporte do Grupo de Intervenção Tática (GIT) e os 120 projetos sociais em áreas como cultura, esporte e educação, que atendem cerca de 4.900 moradores, entre crianças, adolescentes e idosos”, completa.

Relacionadas