Imagem Principal
PAINEL
12 de setembro de 2025
PAINEL
12 de setembro de 2025
Foto do autor Painel Painel
Por: Painel Data da Publicação: 12 de setembro de 2025FacebookTwitterInstagram

APLICATIVO DAS COMUNIDADES

Os moradores do Morro da Penha, no bairro Ponta da Areia, em Niterói, já podem conseguir emissão de comprovante de residência, reserva de espaços comunitários, aviso de chegada de correspondência, entre outros serviços, podem ser feitos através do aplicativo ComunidadeApp. Agora, ele será expandido para todos os bairros da cidade, em parceria com as associações de moradores. 
Na última quarta-feira, 10, houve a assinatura de intenções do aplicativo com a Federação das Associações de Moradores de Niterói (Faminit), para ser implementado junto às comunidades de bairro e a Secretaria Municipal de Participação Social.

CASAMENTO NO QUILOMBO

Imaginem um casamento celebrado por um babalawô, um arcebispo budista, uma pastora luterana, uma mãe de santo umbandista, um pastor e cantor gospel e um padre. 
Pois aconteceu, no último dia 6, e o local foi o Quilombo do Grotão, no bairro Engenho do Mato. Na ocasião, casaram Yasmim Lobo e Roberto Jr e reuniu cerca de 200 convidados. 
O rito foi celebrado pelo pai da noiva, Babalawô Ivanir do Santos e contou com a participação do Babalawô Marcelo Monteiro Adedosu, o arcebispo Kyouhaku Correia, a pastora Lusmarina Garcia, a Mãe Mirian de Oyá e o padre Gegê. O pastor e cantor Kleber Lucas trouxe a benção em forma de música. 
Entre os convidados, estiveram nomes como Marquinhos de Oswaldo Cruz, os escritores negros como Heleana Theodoro, Jacques d' Adesky, a atriz Maria Gal, lideranças negras, religiosas e acadêmicos.


MONTE DAS ORAÇÕES

O projeto de lei que propõe o tombamento do Monte das Orações, no bairro de Várzea das Moças, como patrimônio cultural imaterial de Niterói vai ser tema de audiência pública na Câmara Municipal. Quem vai presidir é o vereador Leandro Portugal (MDB), autor da proposta. A data ainda vai ser marcada. 
Outra audiência pedida foi para discutir a situação dos trabalhadores de empresas de serviços de telecomunicações na cidade. 
O autor da solicitação foi o vereador Romério Duarte (Cidadania).


DISPENSADOS DE UNIFORMES

Os estudantes com autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento podem ser dispensados do uso obrigatório do uniforme escolar. É o que determina projeto de lei do deputado Júlio Rocha (Agir), que a Alerj aprovou ontem em segunda discussão. A medida segue para sanção do Poder Executivo. 
A proposta vale para os estudantes matriculados em instituições públicas e privadas de ensino no estado, independente da etapa escolar (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos). A dispensa poderá ser solicitada pelos responsáveis legais ou pelo próprio estudante, se maior de idade.


IPVA EM DIA

Quem deseja aderir ao programa ‘IPVA em Dia’, do governo estadual, ganhou mais tempo. O prazo foi prorrogado até o dia 30 de novembro deste ano. É o que determina lei sancionada pelo governador Cláudio Castro. 
O prazo atual foi encerrado no dia 30 de julho. A nova norma permite que o parcelamento previsto pelo programa seja aplicado também aos débitos de 2025, além dos de 2020 a 2024, ampliando o alcance da medida. O parcelamento de impostos atrasados pode ocorrer em até 12 vezes sem juros.

FOTOS DE DESAPARECIDOS

Fotos de pessoas desaparecidas poderão ser colocadas nas barcas e vagões de trens e metrô no estado. A medida consta em projeto de lei do deputado Danniel Librelon (Republicanos), aprovada ontem pela Alerj. 
O texto segue para sanção ou veto do Executivo. As fotos, fornecidas pelo Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas em parceria com a Delegacia de Descoberta de Paradeiros, deverão indicar o nome completo, a data aproximada do desaparecimento e um número de telefone para denúncia.

PIB DE MARICÁ


O PIB de Maricá chegou a R$ 85,8 bilhões em 2021, segundo dados do IBGE. O que coloca o município na 8a posição entre as maiores economias do país. Graças principalmente à exploração de petróleo e gás do pré-sal, que transformou a cidade em polo de arrecadação de royalties. 
O desempenho coloca Maricá em um grupo seleto de dez municípios responsáveis por cerca de 20% de toda a riqueza nacional, que somou R$ 2,11 trilhões em 2021. No ranking, a cidade aparece logo atrás de Osasco (SP) e à frente de capitais como Porto Alegre (RS).

FUX DE OLHO EM 2026

O voto do ministro Luiz Fux, na Primeira Turma do STF, na última quarta-feira, 10, a favor da absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus na trama golpista, pode ser parte de um grande acordo para que ele seja o candidato da extrema-direita ao Palácio Guanabara em 2026. 
Para isso, ele estaria pronto para antecipar a aposentadoria do STF e entrar na corrida eleitoral. Ele se tornou muito querido pelos bolsonaristas após o voto.

SENADO À VISTA

Logo após o voto de Fux, o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto saiu em defesa do ministro do STF e sugeriu que ele poderia ser candidato ao Senado no estado do Rio pelo PL, depois que ele se aposentar do STF, em 2028.Isso se ele não antecipar a aposentadoria para 2026. 
O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), classificou como grave a fala de Valdemar. "Teve um tom muito político. Passou pela minha cabeça isso. Agora, se o presidente do PL fala isso, acho que é muito grave", afirmou o deputado petista.

SOCIEDADE DOENTE

Em aparte à ministra Cármen Lúcia na leitura do seu voto no julgamento da trama golpista ontem, no STF,  o ministro Flávio Dino ressaltou, brilhantemente, o caso do homem que tomou um tiro, ontem, nos Estados Unidos, como um exemplo de que, diferentemente do que se apregoa pelos bolsonaristas, a anistia não traz "pacificação social". Prova maior disso é o retorno de Donald Trump ao poder, com seu discurso de ódio, de divisão e violência, que grita, ainda hoje, naquela sociedade doente.

Relacionadas