Assinante
Após o pedido de demissão de Renato Gaúcho ao final do jogo que eliminou o Fluminense da Copa Sul-Americana, o Tricolor já tem um novo professor para chamar de seu: O treinador argentino Luis Zubeldía.
O acerto entre Fluminense e Zubeldía já estava encaminhado desde a manhã desta quinta (25) com a assinatura do contrato e o anúncio oficial feito a tarde. A expectativa é que o treinador argentino chegue ao Rio de Janeiro nesta sexta-feira (26), para oficializar o negócio.
Zubeldía começou a carreira como técnico cedo, aos 27 anos, justamente no algoz recente do Fluminense, o Lanús, onde dirigiu o jovem Germán Cano, no início de sua carreira.
Agora, aos 44 anos, esse será o segundo trabalho de Zubeldía no Brasil. No ano passado, o técnico argentino assumiu o São Paulo em abril, e dirigiu o Tricolor Paulista por um ano e dois meses, antes de ser demitido em junho de 2025, após maus resultados no Campeonato Brasileiro. Porém, na Libertadores, o treinador liderou o São Paulo a segunda melhor campanha geral na fase de grupos, com quatro vitórias e duas derrotas.
Se se confirmar a contratação de Zubeldía, ele será o primeiro técnico estrangeiro no Fluminense desde Hugo de León, em 1997.
Desde o pedido surpresa de demissão de Renato Gaúcho, alguns nomes foram ventilados como possíveis novos treinadores do Fluminense. Zubeldía estava entre os favoritos da torcida. Técnicos como Cuca e Roger Machado chegaram a ser cogitados, mas não agradaram os torcedores.
Os treinos do Fluminense foram comandados na manhã de quinta (25) pelo auxiliar permanente Marcão, que assumiu a função de interino do Tricolor pela décima vez desde que se aposentou dos gramados. Existe a possibilidade do argentino já estar na beira do campo para o clássico contra o Botafogo, neste domingo (28).
Veja o anúncio do Fluminense:
“O Fluminense acertou nesta quinta-feira (25/09) a contratação de Luis Zubeldía. O treinador argentino de 44 anos, campeão da Conmebol Sul-Americana em 2023, assinou vínculo com o clube até o fim de 2026. Chegam junto a ele os auxiliares Maxi Cuberas, Carlos Gruezo e Alejandro Escobar, além do preparador físico Lucas Vivas. O profissional iniciará seu trabalho nesta sexta-feira (26/09), quando se apresenta e comanda o grupo em treinamento no CT Carlos Castilho.”
Zubeldía iniciou a carreira como treinador em 2008, quando assumiu o Lanús. Desde então, dirigiu clubes como Barcelona de Guayaquil (EQU), Racing (ARG), LDU (EQU), Santos Laguna (MEX), Independiente Medellín (COL), Alavés (ESP) e Cerro Porteño (PAR). Em 2023, foi campeão da Copa Sul-Americana e do Campeonato Equatoriano pela LDU.
O último clube dirigido pelo treinador argentino foi o São Paulo. No ano passado, levou a equipe às quartas de final da Conmebol Libertadores e da Copa do Brasil e terminou o Campeonato Brasileiro na sexta colocação, garantindo vaga direta para a Libertadores desse ano."