Imagem Principal
Imagem
Volume de vendas do varejo cresce 1,7% em 2023
Apesar do aumento anual, o resultado de dezembro fechou com redução de 1,3%
Volume de vendas do varejo cresce 1,7% em 2023
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 07 de fevereiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Fonte: Agência Brasil

O volume de vendas no comércio varejista nacional caiu em 1,3% em dezembro de 2023, em relação à taxa de novembro do mesmo ano. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Porém, apesar da queda em dezembro, a média móvel trimestral ainda foi um avanço positivo de 0,6%. Além disso, as vendas do comércio varejista fecharam 2023 com alta de 1,7%. O resultado do último mês do ano ainda foi 1,3% maior que o do mesmo período em 2022.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças; material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas caiu 1,1% em dezembro, na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral apresentou variação de -0,2%. 

Na comparação com dezembro de 2022, o varejo ampliado teve estabilidade (0,0%), enquanto no ano de 2023 acumulou alta de 2,4%. 

A queda de 1,3% na passagem de novembro para dezembro representa o segundo resultado efetivamente negativo (fora da faixa de variação entre -0,1% e -0,5%) e de maior amplitude do ano de 2023. Além disso, o indicador teve predominância de taxas negativas, com seis das oito atividades pesquisadas apresentando redução. 

Os indicadores que tiveram marca negativa em dezembro foram: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-13,1%), Móveis e eletrodomésticos (-7,0%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-3,8%), Tecidos, vestuário e calçados (-3,5%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,3%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,5%).

Apenas dois dos oito grupamentos pesquisados não registraram taxa negativa: Combustíveis e lubrificantes (1,5%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,8%). Já no varejo ampliado, Veículos e motos, partes e peças caiu 4,5% e Material de construção variou 0,4%.

Na passagem de novembro para dezembro, o volume de vendas no comércio varejista mostrou recuo em 13 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Espírito Santo (-14,3%), Rio Grande do Sul (-2,9%) e Paraná (-1,8%). 

Por outro lado, pressionando positivamente, figuram 14 das 27 unidades da federação, com destaque para Alagoas (3,5%), Amapá (3,1%) e Goiás (3,0%).

No ano, o crescimento de 1,7% sinaliza um desempenho superior a 2022 (1,0%), que havia sido o menor crescimento na série positiva iniciada em 2017, incluindo também todo o período de pandemia, a partir de 2020. O comércio varejista atingiu o sétimo ano seguido  de números positivos.

Sete das onze atividades, no âmbito do comércio varejista ampliado, acumularam ganhos em 2023: Veículos e motos, partes e peças (8,1%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (4,7%), Combustíveis e lubrificantes (3,9%), e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,7%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,0%), Móveis e eletrodomésticos (1,0%) e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,0%).

Quatro atividades terminaram 2023 com perdas em relação a 2022: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-10,9%), Tecidos, vestuário e calçados (-4,6%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-4,5%) e Material de construção (-1,9%).

Frente a dezembro de 2022, a variação das vendas no comércio varejista foi de 1,3%, com resultados positivos em 18 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Maranhão (9,7%), Amapá (7,6%) e Tocantins (7,3%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 9 das 27 unidades da federação, com destaque para Paraíba (-13,6%), Espírito Santo (-4,8%) e Pernambuco (-1,1%).

Relacionadas