Imagem Principal
Imagem
Você sabe o que é o “Draft” dos esportes americanos?
Processo de seleção de jogadores pelas ligas é diferente do futebol
Você sabe o que é o “Draft” dos esportes americanos?
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 25 de abril de 2024FacebookTwitterInstagram
Fonte: Reprodução/Twitter

A NFL (Liga de Futebol Americano) vai começar, nesta quinta-feira (25), o Draft de novos jogadores. O conceito é antigo nos Estados Unidos, mas não é famoso no Brasil e, com o crescimento exponencial do esporte no país, muitos ficam curiosos para entender como funciona esse processo.

O termo Draft ficou popularmente conhecido no processo de recrutamento obrigatório para o exército americano. Atualmente, os militares nos Estados Unidos são voluntários, mas o Draft pegou em outros setores sociais, particularmente nos esportes.

O Draft esportivo nada mais é do que o principal método de ingresso de novos atletas nas principais ligas dos Estados Unidos. Se no futebol brasileiro, os clubes têm livre negociação para contratar jovens talentos, até menores de idade para suas categorias de base, nos EUA, o processo é um pouco mais burocrático.

ELEGIBILIDADE

Os times das principais ligas, em sua maioria, não tem as chamadas categorias de base, como no futebol. Assim, o desenvolvimento de atletas, em especial os nascidos nos Estados Unidos, é feito através das escolas e das faculdades. O atleta aspirante a se tornar profissional vai jogar pelo seu time colegial e depois pelo universitário antes de botar seu nome a disposição do Draft do seu esporte.

Os jogadores de futebol americano vem, em sua esmagadora maioria, das universidades americanas, com uma ou outra exceção. Em outros esportes como beisebol e basquete, os locais de onde os atletas vêm são mais variados e por isso obedecem regras diferentes.

No basquete, por exemplo, o jogador precisa de apenas um ano fora do colégio para estar elegível para o Draft, muitos vão para a universidade, mas muito vão jogar fora do país para poder receber salário (atletas universitários são considerados amadores e não podem receber remuneração de suas equipes, apenas de patrocínio).

Já no futebol americano, o atleta tem que ter encerrado o ensino médio há três anos para ser elegível (descrito dessa forma por não ter um limiar etário certo, o jogador pode ser selecionado com 20 ou 30 anos) e ter declarado suas intenções de entrar no Draft dentro do prazo.

ORDEM

Além das regras para atletas entrarem no Draft, ainda há os critérios para as equipes. De novo, não é livre negociação entre as partes. Existe uma ordem de seleção dos times, baseada na classificação inversa do ano anterior. Ou seja, a pior equipe da temporada recebe o direito de selecionar primeiro no Draft, tendo as melhores opções, como uma forma de equilibrar os elencos.

Caso o jogador se recuse a ir para o time que o escolheu, ele não pode assinar com nenhum outro time por um ano até entrar novamente no Draft no ano seguinte.

Na NFL, o Draft tem sete rodadas, com cada time, a princípio, tendo uma escolha em cada uma. Existe a possibilidade de trocas entre as equipes e mecanismos da liga que premiam ou retiram escolhas dos times.

DRAFT 2024

A primeira rodada do Draft da NFL acontece nesta quinta-feira (25), às 20h, com a segunda e a terceira rodadas nesta sexta (26) e da quarta até o final no sábado (27), em Detroit. Segundo a própria liga, mais de 54 milhões de pessoas assistiram ao evento no ano passado.

O Chicago Bears tem a primeira escolha devido a uma troca com o Carolina Panthers, time com pior campanha no ano passado. O Quarterback de USC, Caleb Williams, é o franco favorito a ser o primeiro escolhido.

Relacionadas