Imagem Principal
Imagem
SG e Niterói estão entre as cidades com mais registros de maus-tratos no RJ
Levantamento revelou também que houve aumento de denúncias em comparação a 2023 em todo o estado
SG e Niterói estão entre as cidades com mais registros de maus-tratos no RJ
Foto do autor Gabriel Ferreira Gabriel Ferreira
Por: Gabriel Ferreira Data da Publicação: 07 de janeiro de 2025FacebookTwitterInstagram
Foto: Divulgação

Um levantamento realizado pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia, aponta que São Gonçalo e Niterói estão entre os dez municípios com maior número de denúncias de abandono e maus-tratos a animais domésticos.

Em 2024, São Gonçalo registrou 66 denúncias de abandono e 663 casos de maus-tratos, enquanto Niterói contabilizou 46 e 416, respectivamente. No estado do Rio de Janeiro, os números de abandono chegaram a 1.365, representando um aumento de 7,39% em relação a 2023, quando houve 1.271 registros.

Foto: Divulgação/ Agência Brasil



Os relatos mais frequentes incluem abandono em terrenos baldios, falta de alimentação e cuidados veterinários, espancamento e práticas cruéis, como envenenamento. Entre as principais vítimas estão cães, gatos e cavalos, sendo os cães da raça pitbull mais recorrentes nas denúncias.

O Linha Verde destaca que os maus-tratos geralmente ocorrem por desinteresse dos tutores, dificuldades financeiras, mudanças de residência, problemas de comportamento dos animais ou até falecimento dos responsáveis. Há também casos envolvendo cavalos submetidos a trabalho excessivo e aves em rinhas.

O que as autoridades têm feito?

Procurada, a Secretaria Estadual de Saúde esclarece que o manejo dos animais de rua é uma atribuição municipal.

“No intuito de colaborar para a diminuição de animais abandonados, a SES-RJ mantém um programa de castração de cães e gatos, por meio do RJ PET, com castramóveis que circulam por diversos municípios, durante o ano. Desde dezembro de 2021, já foram castrados mais de 400 mil animais. Cada ônibus conta, em média, com uma equipe de 25 profissionais, entre veterinários, técnicos e auxiliares, atuando desde a castração até a devolução do animal para o responsável”, completa a nota.

Já a Prefeitura de São Gonçalo disse que funcionam dois Centros de Atendimento Veterinário Municipal (Cavens) no município, sendo um no Alcântara e outro no Mutuá. Ambos realizam castrações, consultas de baixa complexidade, aplicação de vacina antirrábica, curativos e aplicacao de medicações injetáveis, de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente e Transportes resgata animais de grande porte nas vias públicas. Eles recebem tratamento veterinário no curral em Seropédica, para onde eles estão sendo levados. Os animais de grande porte podem ser equinos, bovinos, asininos, suínos, bubalinos, caprinos e ovinos.

A TRIBUNA também procurou a prefeitura de Niterói para comentar sobre o fato, mas até o momento, não obtivemos retorno.

Como denunciar?

A população pode denunciar crimes ambientais anonimamente pelo telefone (21) 2253-1177, pelo WhatsApp no número 0300 253 1177, pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”.

Relacionadas