Imagem Principal
Imagem
Segundo o Ecad, marchinhas são as músicas mais tocadas no carnaval
Em 2023, 14 das 20 canções mais ouvidas eram do estilo
Segundo o Ecad, marchinhas são as músicas mais tocadas no carnaval
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 25 de janeiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) divulgou, nesta quinta-feira (25), no Rio de Janeiro, um levantamento que indica que 14 das 20 músicas mais tocadas em todo o Brasil, no carnaval de 2023, eram marchinhas carnavalescas. As informações são da Agência Brasil.

Liderando o ranking, aparece a música Mamãe eu Quero, de Jararaca e Vicente Paiva. Na sequência do Top 10, vêm Zona de Perigo, de autoria de Fellla Fellings, Yves, Rafa Chagas, Pierrot Junior, Lukinhas e Adriel Max; Allah-la-ô, de Haroldo Lobo e Antonio Nassara;  Marcha do Remador, de Castelo e Antonio Almeida; A Jardineira, de Humberto Carlos Porto e Benedito Lacerda; Me dá um dinheiro aí, de Homero Ferreira, Glauco Ferreira e Ivan Ferreira; Eva, de Cartavetrata, Umto e Ficarelli; Ta-hi, de Joubert De Carvalho; Cabeleira do Zezé, de João Roberto Kelly e Roberto Faissal; e Não quero dinheiro, de Tim Maia.

No carnaval do ano passado, o Ecad distribuiu R$ 19,9 milhões em direitos autorais de execução pública para mais de 12 mil compositores, intérpretes, músicos e outros artistas que tiveram suas canções tocadas desde o período de pré-folia até os últimos eventos carnavalescos realizados no país. O Ecad esclareceu que muitos artistas têm suas músicas tocadas especialmente nessa época do ano e são beneficiados com o pagamento do direito autoral.

A instituição reforça a importância do licenciamento para executar músicas durante os dias de folia. Para preservar a classe artística, o Ecad está lançando campanha de carnaval focada na conscientização sobre o pagamento do direito autoral. 

Intitulada “Com música a folia fica melhor”, a ação é voltada para quem vai utilizar música em programações e eventos carnavalescos, como organizadores e promotores de shows, trios elétricos, blocos de rua, prefeituras e casas de espetáculos, entre outros.

Relacionadas