Imagem Principal
Imagem
RJ regulamenta inclusão da Polícia Penal ao Segurança Presente
Primeiro veículo blindado também está previsto
RJ regulamenta inclusão da Polícia Penal ao Segurança Presente
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 22 de janeiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

Os policiais penais já podem integrar efetivamente as vagas ociosas e remanescentes do programa Segurança Presente, por meio do regime adicional de serviço (RAS). O governador Cláudio Castro (PL) alterou um decreto, regulamentando a lei, para remunerar o trabalho dos policiais penais em dias de folga e/ou férias, de forma a complementar a renda dos agentes, reforçando o patrulhamento no Estado do Rio.

Outra boa notícia para a Polícia Penal é o primeiro veículo blindado para a corporação, que poderá ser adquirido ainda nesse ano. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) destinou R$ 1.087.483,00, por meio de emenda impositiva ao orçamento de 2024, da deputada Índia Armelau (PL), já aprovado pelo governador. 

A regulamentação da Polícia Penal ao RAS foi publicada em Diário Oficial, na última sexta-feira (19), pouco mais de três meses após a sanção da lei. Assim como militares que atuam no Segurança Presente, os policiais penais realizarão ações e patrulhamento de polícia de proximidade. Porém, antes de iniciarem as atividades nas ruas, deverão passar por treinamento e capacitação.

O decreto de inclusão de policiais penais vinha sendo aguardado com expectativa entre os próprios agentes de segurança. Levantamento divulgado na época de sanção da lei, em setembro de 2023, apontou que várias bases do programa Segurança Presente estavam apenas com 60, 70% do efetivo.

Clique aqui e receba mais notícias da sua cidade no Whatsapp. 
 

Relacionadas