Imagem Principal
Imagem
Rio homologa situação de emergência em seis municípios devido ao temporal
A medida permite a aceleração das ações estaduais de resposta ao desastre
Rio homologa situação de emergência em seis municípios devido ao temporal
Foto do autor Gabriel Ferreira Gabriel Ferreira
Por: Gabriel Ferreira Data da Publicação: 19 de janeiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Agência Brasil

O governador Cláudio Castro homologou, nesta sexta-feira (19), em edição ordinária do Diário Oficial, a situação de emergência declarada por seis cidades prejudicadas pelos temporais do final de semana passado. Os decretos emergenciais foram publicados no início desta semana pelas prefeituras de São João de Meriti, Mesquita, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis e município do Rio de Janeiro. 

A medida permite a aceleração das ações estaduais de resposta ao desastre. Prevê, também, a dispensa de realização de licitação para procedimentos emergenciais, como execução de obras, serviços e equipamentos para atendimento da situação emergencial. As prefeituras devem providenciar a complementação da documentação em até 15 dias.

O decreto n° 48.908 de 18 de janeiro entra em vigor a partir de hoje, permanecendo vigente por um prazo de 180 dias. A publicação destaca que os municípios foram impactados de maneira inesperada e intensa pelas fortes chuvas, afetando de forma repentina as áreas sociais, econômicas e ambientais. 

Maricá em estágio de atenção

Foto: Reprodução

As fortes chuvas atingiram a cidade de Maricá nesta sexta-feira (19). O município entrou em Estágio de Atenção às 6h30 da manhã devido aos registros de chuva moderada a forte em diversos pontos, ocasionados por áreas de instabilidade que se deslocam na região sudeste.

De acordo com a Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Itaipuaçu foi bairro que registrou o maior índice pluviométrico, até o momento, com 63,05 mm de chuva nas últimas 24 horas. Há registros de chuva também em Inoã (5,90mm), Centro (5,71mm) e Espraiado (4,13mm).

O secretário de Proteção e Defesa Civil de Maricá, Fabrício Bittencourt, fez um alerta à população devido à previsão de pancadas de chuva isoladas de intensidade moderada a forte nesta sexta-feira e um acumulado maior de chuva previsto para sábado e domingo, que pode atingir 150 milímetros.

Até o momento, quatro famílias de Itaipuaçu, que tiveram a casa alagada, foram atendidas pelas equipes e levadas para o ponto de apoio no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel Brizola, no mesmo bairro. 

Enel alerta sobre temporais

Foto: Divulgação

A Enel Distribuição Rio, concessionária de energia elétrica no Leste Fluminense, se pronunciou nas redes sociais alertando a população sobre os riscos das chuvas.

“Nos próximos dias, tempestades com rajadas de vento estão previstas para o Rio de Janeiro, o que pode gerar impacto nos serviços de energia. Por isso, a Enel reforçou as equipes nas ruas e os canais de atendimento. Se você ficar sem energia, priorize nossos canais digitais para registrar a falta de luz: www.enel.com.br, App Enel Rio e WhatsApp Elena (21) 99601-9608”, diz a nota. 

A concessionária pede ainda que as pessoas se mantenham longe de árvores e fios caídos nas ruas.

Relacionadas