Assinante
Nesta terça-feira (9), os primeiros integrantes do Time RJ partiram do Rio de Janeiro com destino a Brasília para participar dos Jogos da Juventude, competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que ocorre entre os dias 10 e 25 de setembro. A delegação do estado é composta por 84 estudantes-atletas, 32 técnicos, seis assistentes técnicos e seis dirigentes, representando o Rio de Janeiro em 19 modalidades. Todas as passagens aéreas e os uniformes são fornecidos pelo governo estadual.
Os atletas foram selecionados com base nos resultados obtidos nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (Jerj), realizados entre 17 de maio e 31 de agosto. A edição deste ano do Jerj contou com aproximadamente 9 mil inscrições de estudantes de escolas públicas e privadas de todas as regiões do estado, sendo a maior da história do evento.
O embarque ocorreu no Parque Aquático Júlio Delamare, na Zona Norte do Rio, onde os estudantes se despediram de familiares antes de seguir para o aeroporto. A ciclista Isabela, de 15 anos, destacou a expectativa de viajar de avião pela primeira vez.
Antes do embarque, a Secretaria de Esporte e Lazer entregou aos participantes kits contendo uniformes, mochilas e outros materiais, além de um álbum de figurinhas personalizado com fotos dos atletas e membros da comissão técnica.
De acordo com o coordenador do Jerj e chefe da delegação do Time RJ, João Lucas Orsay, o estado tem ampliado investimentos no esporte de base desde 2023. Ele ressaltou a expectativa de alcançar bons resultados e manter a posição do Rio de Janeiro no ranking nacional.
Os Jogos da Juventude reúnem anualmente mais de 4 mil atletas de até 17 anos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Os destaques da competição podem se candidatar ao programa Bolsa Atleta RJ, que oferece benefícios mensais entre R$ 500 e R$ 5 mil.