Imagem Principal
Imagem
Rio, Niterói e SG divulgam balanço final do esquema de Carnaval
Setores como Ordem Pública, Limpeza e Saúde se destacaram nos dias da folia
Rio, Niterói e SG divulgam balanço final do esquema de Carnaval
Foto do autor Gabriel Ferreira Gabriel Ferreira
Por: Gabriel Ferreira Data da Publicação: 15 de fevereiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Fotos: Divulgação/ Prefeituras de Niterói, São Gonçalo e Rio

Durante a folia, a Prefeitura de Niterói montou um esquema operacional envolvendo trânsito, ordenamento público, saúde e ações de limpeza nos locais de eventos e entornos. Confira as ações realizadas ao longo dos cinco dias.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que as unidades de urgência e emergência do município funcionaram 24 horas por dia, com suas equipes completas, como os hospitais municipais Carlos Tortelly, Getúlio Vargas Filho, Psiquiátrico de Jurujuba, Unidade de Urgência Mário Monteiro e os Serviços de Pronto Atendimento do Largo da Batalha e da Engenhoca, além do Serviço Móvel de Urgência – SAMU. 

Já NitTrans atuou com 50 operadores de ordenamento urbano, 10 agentes de trânsito e 3 reboques. Os profissionais atuaram, principalmente, em áreas de grande fluxo de pessoas como em pontos de eventos, nos principais circuitos de concentração e desfiles de blocos carnavalescos e em pontos críticos de tráfego de veículos.

A Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) montou um esquema especial de limpeza das vias públicas durante o Carnaval. Foram cerca de 250 colaboradores, que trabalharam em três turnos, exclusivamente, nas vias onde houveram blocos e carnaval de rua e, para auxiliar o trabalho manual, a CLIN disponibilizou equipamentos específicos, tais como caminhões basculantes, caminhões compactadores, varredeiras e caminhões-pipa com água de reuso.

No total foram recolhidas cerca de 73 toneladas de resíduos das vias onde os festejos foram realizados. Os bairros com maior quantidade de lixos recolhidos foram Barreto, Engenhoca, Largo do Marrão e Itaipu. Os materiais mais encontrados foram: garrafa pet, latas de alumínio, além de confete e serpentina. Além da grande quantidade de resíduos de varrição, foram recolhidas 90 toneladas de resíduos das praias da cidade durante o período do Carnaval.

São Gonçalo contou reforço especial durante a folia

Nos dias do Carnaval Raiz, em São Gonçalo, equipes da Secretaria de Conservação atuaram para garantir a limpeza e manutenção dos locais que receberam a festa.  

Além disso, agentes da Guarda Municipal e da Subsecretaria de Fiscalização de Posturas, junto com os policiais militares do 7º BPM, garantiram a segurança no entorno do festival. 

Já a Secretaria de Transportes preparou um esquema de trânsito especial, garantindo o fluxo de veículos, a fim de que os foliões circulassem com tranquilidade e segurança.

Capital teve ações integradas nos dias da folia

No Rio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, durante os cinco dias de desfile na Marquês de Sapucaí, cerca de 1924 atendimentos. Já os postos, disponibilizados nas áreas de maior concentração de público do carnaval de rua na cidade, realizaram 477 atendimentos.

Apenas 6% do público precisou de cuidados de maior suporte e foram transferidos para UPAs e hospitais da rede. A maioria dos pacientes apresentaram quadros relacionados à ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, estresse térmico, devido ao calor e pequenos traumas.

Já as equipes da Comlurb removeram 104, 5 toneladas de resíduos das ruas após a passagem dos blocos nesta terça-feira de Carnaval (13), totalizando 669,2 toneladas de resíduos de todos os blocos da cidade desde o Pré-Carnaval. 

Nesta terça, os blocos que geraram mais lixo foram: Cachorro Cansado (Flamengo), com 11,2 toneladas de resíduos, Banda de Ipanema, com 11,1 toneladas, Vagalume, o Verde (Jardim Botânico), com 9,9 toneladas, Fervo da Lud (Centro), com 8,2 toneladas, Orquestra Voadora (Aterro), com 8 toneladas e ‘10 e Music’ (Recreio), com 4 toneladas. A Operação Carnaval da Comlurb segue até o próximo fim de semana, com o Desfile das Campeãs e da Intendente e a apresentação do Monobloco.  

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) apreenderam cerca de 600 itens comercializados de forma irregular por ambulantes, sendo 70 garrafas de vidro e 29 grandes estruturas, durante o quinto dia de operação do Carnaval 2024 no entorno do Sambódromo e nos blocos de rua. Os agentes também apreenderam sete armas brancas. Foram aplicadas 597 multas de trânsito, com sete remoções por estacionamento irregular, além de uma van pirata.

Relacionadas