Assinante
Há um ditado que diz que, no Brasil, o ano só começa depois do Carnaval. Verdade ou não, a Prefeitura do Rio quer encerrar a festa com o pé direito e anunciou, nesta Quarta-Feira de Cinzas (14), 981 oportunidades de emprego na cidade.
Entre elas, 40 oportunidades são para pessoas com deficiência trabalharem como atendentes em bairros como Tijuca, Del Castilho, Campo Grande e em diferentes locais da Zona Sul. Não há necessidade de experiência prévia para se candidatar.
Os demais postos de trabalho da semana são destinados a candidatos com ou sem experiência anterior, incluindo vagas de caráter temporário e para estagiários. No total, são 571 vagas para trabalhadores em geral e 410 para pessoas com deficiência, em diversos segmentos profissionais. Há vagas para cozinheiro, operador de empilhadeira, garçom, arrumadeira, médico obstetra e enfermeiro, essas duas últimas para PCDs, entre muitas outras oportunidades profissionais.
"De acordo com estudo da Prefeitura, o Carnaval do Rio deve movimentar cerca de R$ 5 bilhões em serviços diretos e indiretos. Com o fim da festa, nosso desafio de criar novas oportunidades de trabalho é muito grande. Temos nos preocupado em intermediar processos seletivos para vagas que não exijam experiência prévia, de modo a proporcionar o primeiro emprego a quem mais precisa", explica Everton Gomes, secretário municipal de Trabalho e Renda do Rio.
Esta semana, a SMTE também oferece vagas em processos seletivos para estágios em Psicologia, Gastronomia, Administração, Eletrotécnica, Engenharia Mecânica, Administração, Direito, Marketing, Pedagogia e Letras para universitários de distintos períodos.
Os candidatos podem se inscrever pela internet, neste link. Importante destacar que não é mais necessário o uso de código para o preenchimento do formulário.
Pessoas sem acesso à internet podem ir em um dos sete postos da Central do Trabalhador, nos seguintes endereços: Centro (Av. Presidente Vargas, 1.997, no CIAD); Campo Grande (Rua Coxilha, s/nº); Engenho Novo (Rua Vinte Quatro de Maio, 931); Ilha do Governador (Estrada do Dendê, 2.080); Jacarepaguá (Av. Geremário Dantas, 1.400, salas 172 e 173); Santa Cruz (Rua Lopes de Moura, 58) e Tijuca (Rua Camaragibe, 25). Eles funcionam das 8h às 16h.
Os candidatos devem levar RG, CPF, PIS e currículo para fazer a inscrição. Pessoas com deficiência têm a opção de enviar o currículo para o e-mail [email protected] ou comparecer ao CIAD, referência na busca e na oferta de oportunidades de emprego para pessoas com deficiência no município.
A secretaria é responsável pelo banco de empregos da Prefeitura do Rio e conta com mais 400 mil currículos com grande diversidade de perfis profissionais. Empresas interessadas nesses perfis devem se cadastrar no link. Os serviços são gratuitos.