Assinante
Um dos principais problemas nas cidades de todo o Brasil, a mobilidade urbana ainda é um entrave a ser combatido. Diariamente, milhões de pessoas dependem do uso do transporte público para se locomoverem e, na cidade de Rio Bonito, não é diferente.
Prova disso, é que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e de Habitação vem desenvolvendo uma pesquisa online com o objetivo de conhecer os hábitos da população nos deslocamentos e os modos de transporte utilizados. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, elaborada pela própria Prefeitura.
A pesquisa, que começou a ser divulgada na última semana, tem sido um sucesso entre a população de Rio Bonito, que aprovou a oportunidade de expressar a sua opinião sobre os modais da cidade.
Após esta etapa, a Prefeitura pretende realizar um diagnóstico e a consolidação que consiste na elaboração do plano de mobilidade urbana no município.
“A iniciativa tem a finalidade de contribuir com a construção de uma cidade mais eficiente, gerando qualidade de vida para a população. Além disso, a pesquisa faz parte da primeira etapa do estudo que fará o levantamento da situação de identificação dos problemas de mobilidade urbana no município”, disse a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Ariane Braga.
Como funciona o formulário de participação?
De acordo com a Prefeitura, todo o processo é bem rápido e leva alguns minutos. Para participar, é necessário responder as 10 perguntas do questionário disponível no endereço eletrônico: https://forms.gle/5yeuFwhhKEPE98N6A.
As perguntas são bem simples, como por exemplo, se a pessoa possui alguma deficiência para locomoção; qual a classificação em relação ao município; em que bairro mora; se possui veículo; que transporte utiliza para ir para o trabalho/escola; com que frequência se desloca para ir ao trabalho; em que período do dia trabalha/estuda; quanto tempo gasta no deslocamento para o trabalho/estudo; se faz o deslocamento a pé; ou se faz deslocamentos de bicicleta.
Apesar de Rio Bonito não estar vinculada ao Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj), A TRIBUNA procurou o órgão, que expressou apoio a inciativa e a participação das políticas públicas da cidade.
“O município de Rio Bonito não está vinculado formalmente ao SETRERJ mas, na nossa avaliação, qualquer iniciativa de um poder público municipal em conhecer os hábitos da população, com vistas a um Plano Municipal de Mobilidade Urbana, qualquer que seja esse Município, deve ser considerada, somada às audiências públicas, como um legítimo instrumento de avaliação das necessidades da população, a fim de estabelecer as estratégias para alcançar a sustentabilidade e os propósitos de uma mobilidade urbana em benefício de seus munícipes”, completou.
Como funciona o Plano de Mobilidade Urbana?
Presente em todo o Brasil, o Plano de Mobilidade Urbana (PMU) é um instrumento de planejamento de ações de curto, médio e longo prazos.
O objetivo principal é orientar para que as ações e investimentos estejam de acordo com a visão da cidade. Para se tornar um elemento eficaz na qualificação da mobilidade urbana, as ações devem ser executáveis, considerando a cultura local e as possibilidades de investimento e financiamento.
Vale lembrar que o PMU integra a Lei Federal 12.587, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, exige que municípios com mais de 20 mil habitantes elaborem os seus planos de mobilidade.