Assinante
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) concedeu tutela de urgência ao Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj) e determinou o reajuste imediato das tarifas do transporte público municipal em São Gonçalo. Com a decisão, a passagem, atualmente em R$ 3,95, passará a custar R$ 5,94 no prazo de 30 dias.
A medida atende a uma ação movida pelo sindicato, que alegou defasagem no valor da tarifa e necessidade de recomposição financeira das empresas de ônibus que operam no município.
Em nota, a Prefeitura de São Gonçalo informou que já acionou a Procuradoria Geral do Município para analisar a decisão e adotar medidas judiciais que possam minimizar o impacto financeiro para os passageiros. “A Procuradoria está estudando os recursos cabíveis para reduzir o peso do aumento das passagens no bolso dos gonçalenses”, diz o comunicado.
Ainda não há data definida para a entrada em vigor do novo valor, mas a decisão judicial prevê que o reajuste seja implementado em até 30 dias. Caso não haja reversão, o aumento representará um acréscimo de 50,38% na tarifa atual.
Com a mudança, São Gonçalo passará a ter uma das passagens mais caras da Região Metropolitana do Rio, o que pode gerar forte impacto para os cerca de 1 milhão de habitantes que dependem diariamente do transporte público municipal.