Imagem Principal
Imagem
Prefeitura de Niterói cria sistema para contagem contínua de ciclistas
Dados serão coletados em 11 pontos e vão nortear políticas voltadas à mobilidade
Prefeitura de Niterói cria sistema para contagem contínua de ciclistas
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 06 de fevereiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Lucas Benevides

A Prefeitura de Niterói divulgou, nesta terça-feira (6), através da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, que iniciou em janeiro a instalação do sistema Contabike, um avanço significativo na coleta de dados sobre o uso de bicicletas na cidade. O Sistema de monitoramento automático de ciclistas, desenvolvido pela empresa Eco-Counter, é composto por 11 contadores automáticos, estrategicamente posicionados em locais-chave, como a Avenida Amaral Peixoto e a Rua São Lourenço.

Os contadores também estão posicionados na Avenida Roberto Silveira, na Rua Benjamin Constant, na Orla de São Francisco, na Avenida Irene Lopes Sodré, na Rotatória de Camboinhas, nos acessos ao túnel Charitas-Cafubá e no Parque Orla Piratininga. Ao todo, dez dos 11 pontos já foram instalados, estando pendente somente o ponto da Avenida Marquês do Paraná, onde também será colocado um totem com display, mostrando os dados em tempo real.

De acordo com o prefeito Axel Grael, através do novo sistema de contagem, o programa de monitoramento do uso da infraestrutura cicloviária, até então realizado de maneira mensal, será maximizado para uma rotina em tempo real, fornecendo dados de hora em hora, todos abertos ao público.

"Desde que trouxemos a bicicleta para o centro da discussão sobre mobilidade em Niterói, enfrentamos muita resistência, e o tempo vem mostrando que a cidade tem sim vocação para o ciclismo, para a opção da mobilidade ativa. E vamos poder mostrar isso através desse levantamento constante. As contagens que realizamos pontualmente foram importantes no próprio debate com a sociedade, para mostrar que a bicicleta é uma opção viável e que estava sendo abraçada pelos niteroienses. Com o novo sistema, teremos a contagem ininterrupta, o que vai nos permitir cruzar dados e avançar de forma substancial nas ações de mobilidade voltadas ao ciclismo", avaliou.

Atualmente, a malha cicloviária na cidade é de 66km, e a previsão é chegar a 120 km até o fim de 2024. Está previsto também para esse ano a implantação do Nit Bike, sistema de bicicletas compartilhadas, cujo nome foi escolhido pela população, por meio de uma consulta pública que alcançou a marca dos 5.240 votos. O serviço será gratuito e deve começar a operar no mês de março. O projeto prevê 50 estações, sendo 46 para adultos e quatro para crianças, totalizando 600 bikes no município.

Relacionadas