Imagem Principal
Imagem
Porto da Pedra é a primeira escola a entrar na Sapucaí neste domingo (11)
A atual campeã da Série Ouro, pretende exaltar a sabedoria popular do Nordeste
Porto da Pedra é a primeira escola a entrar na Sapucaí neste domingo (11)
Foto do autor Gabriel Ferreira Gabriel Ferreira
Por: Gabriel Ferreira Data da Publicação: 11 de fevereiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Alexandre Macieira/RioTur

Após dois dias de muita folia pela Série Ouro, a Marquês de Sapucaí se prepara para receber as seis agremiações do Grupo Especial que vão desfilar neste domingo (11), a partir das 22h.

A Unidos do Porto da Pedra, que se tornou campeã da Série Ouro em 2023, será a primeira a abrir os desfiles. 

Neste ano, a agremiação de São Gonçalo levará para avenida o enredo “Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular“. Nele, a escola homenageará o livro escrito por Jerônimo Cortés em 1954. 

Atráves da obra, a escola pretende exaltar a sabedoria popular do Nordeste.

Foto: Alexandre Macieira/RioTur

Depois dela, a Beija-flor de Nilópolis, que traz o enredo “Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila“ realizará o encontro da realeza de Maceió com a da Etiópia e, é claro, a corte da própria escola. 

Por isso, o público viajará na história e, também, herança africana do Rás Gonguila, folião alagoano que se tornou o rei dos carnavais.

Terceira a desfilar, a Acadêmicos do Salgueiro levará a luta do povo Yanomami para a avenida. 

Com “Hutukara“, que significa “o céu original a partir do qual se formou a terra” na lingua da tribo indígena, a escola desbravará a história dos povos originários e, também, criticará as invasões nas florestas.

Acadêmicos do Grande Rio - Foto: Alexandre Macieira/RioTur

A Acadêmicos de Grande Rio será a quarta escola a desfilar e levará um dos principais animais da fauna brasileira para a avenida. 

Em “Nosso destino é ser onça“, a escola abordará a simbologia da espécie e, também, sua cenário artístico-cultural brasileiro.

Penúltima a passar pela avenida, a Unidos da Tijuca levará apresentará o enredo “O conto de fados“, onde abordarão lendas e histórias de Portugal. 

Além disso, a escola de samba deve surpreender com um desfile místico e ousado.

Mestre-sala e porta-bandeira da Imperatriz Leopoldinense - Foto: Alexandre Macieira/RioTur

A Imperatriz Leopoldinense, a atual campeã do Carnaval carioca, investirá na história de um testamento há mais de 100 mil anos atrás. 

Em “Com a sorte virada pra lua segundo o testamento da cigana Esmeralda”, o carnavalesco Leandro Vieira abordara o folheto escrito pelo escritor paraibano Leandro Gomes de Barros.

Vale lembrar que outras agremiações como a Mocidade Independente de Padre Miguel, Portela, Vila Isabel, Mangueira, Paraíso do Tuiuti e Viradouro desfilarão na segunda-feira (12).

O desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial será transmitido ao vivo pela TV Globo, à partir das 21h55.

Relacionadas