Assinante
Por Mauro Touguinhó
Um policial militar atirou a queima-roupa e matou Jefferson de Araújo Costa, de 22 anos, na manhã desta quinta-feira (08), na altura do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. Vídeos feitos por moradores e transeuntes mostram que o cabo Eduardo Gomes dos Reis atravessa uma faixa da Avenida Brasil, aborda o morador, bate com o cano do fuzil na cara dele e a arma dispara, acertando a barriga de Jefferson. Em seguida, o policial entra na viatura da Polícia Militar e vai embora, se socorrê-lo.
A vítima, que participava de um protesto que pedia o fim de uma operação policial, parece estar desarmada e não atacou o PM, de acordo com as imagens. Um vídeo mostra ele desacordado, perdendo muito sangue e sendo socorrido. Jefferson foi encaminhado para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, mas já chegou sem vida na unidade.
O policial foi conduzido à 21ª DP (Bonsucesso). A conduta do agente será investigada pela Corregedoria da Corporação, com análise das imagens da câmera corporal que ele usava no uniforme.
Operação após roubo de carros na Avenida Brasil
Mais cedo, agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) entraram na Nova Holanda após um motorista ser assaltado na Avenida Brasil. Ele contou aos policiais que os bandidos fugiram para o interior da comunidade com 11 carros que estavam em uma carreta cegonha, caminhão usado para transportar outros veículos. Todos eles foram recuperados.
A carga com carros de alto padrão vinha de Minas Gerais para ser entregue no Rio. O motorista, que é mineiro, contou à polícia que foi abordado por três bandidos, que o fizeram dirigir por cerca de um quilômetro. Enquanto ele foi colocado dentro de outro automóvel por quase uma hora, os bandidos descarregaram a cegonha e levaram os 11 veículos.
Duas escolas estaduais precisaram ser fechadas, além da Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva. A Secretaria Municipal de Educação ativou o protocolo de segurança, que consiste em manter os alunos e funcionários na maior segurança possível.
✅ Clique aqui e receba mais notícias da sua cidade no Whatsapp.