Assinante
Entrar
Cadastre-se
A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (02), a Operação IBEJI XXI, com o objetivo de reprimir o abuso sexual infantojuvenil e o compartilhamento e posse de mídias envolvendo abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Na ação, policiais federais da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DELECIBER) cumpriram um mandado de busca e apreensão, expedido pela 4ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, em uma residência localizada no bairro do Engenho Novo, Zona Norte do Rio.
As investigações apontaram que o suspeito teria disponibilizado vídeos e fotos de sexo envolvendo crianças e adolescentes na rede mundial de computadores. Durante a deflagração, os policiais federais constataram que o homem estava armazenando arquivos da mesma natureza em seu computador pessoal, o que levou à sua prisão em flagrante.
O preso foi encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça. Ele responderá criminalmente por armazenar e disponibilizar, via internet, fotografias e vídeos que contenham cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente. Se somadas, as penas dos crimes podem chegar até 10 anos de prisão.
O nome da operação, “IBEJI”, é um termo oriundo da mitologia africana associado à proteção das crianças.