Assinante
Na manhã desse sábado (20), novamente, a Lagoa de Piratininga amanheceu com centenas de peixes mortos.
Pescadores e moradores fizeram vídeos da nova mortandade, e demonstraram preocupação com a fauna da região.
"S.O.S Lagoa de Piratininga! Veja quantos peixes mortos! Poderiam alimentar muitas famílias", exclama um dos moradores, que filmou o caso.
Vale lembrar que a última mortandade aconteceu no dia 27 de dezembro, há menos de um mês.
O presidente da Associação de Pescadores e Amigos da Lagoa de Piratininga mandou mensagem ao prefeito Axel Grael (PDT), reclamando da situação.
"Quando o senhor tomou posse foi a promessa que o senhor fez desassorear o túnel do Tibau, o canal do Camboatá e a barra de Itaipu. Só que em 2024 continua a mesma coisa, e várias mortandades já aconteceram na Lagoa de Piratininga", escreveu.
Em resposta, o prefeito afirmou que a mortandade existe há décadas, e que Piratininga em tupi significa "peixe seco" ou "peixe morto".
"Os jardins filtrantes são uma solução inovadora e é natural que leve um pouco de tempo para que as pessoas se convencerem. Os resultados das coletas de amostras estão muito positivos. É claro que despoluir as lagoas não depende apenas de jardins filtrantes, mas de outras medidas também", escreveu o líder executivo.
Ele prosseguiu afirmando que a prefeitura conseguiu com a autorização do estado, que deveria estar a frente dos investimentos, para que Niterói assuma as obras do túnel e do Camboatá.
"Já estamos licitando o Canal de Itaipu, vamos lançar o Túnel do Tibau e concluir o projeto do Camboatá. Estamos no caminho certo e chegaremos lá", finalizou.