Imagem Principal
Imagem
Niterói quer diminuir preço de seguros de veículos
Prefeito vai acionar seguradoras após redução nos índices de criminalidade
Niterói quer diminuir preço de seguros de veículos
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 04 de agosto de 2025FacebookTwitterInstagram
FOTO: Lucas Benevides e Luciana Carneiro
Imagem destacada

Niterói registrou queda nos quatro principais indicadores de violência mapeados pelo Observatório de Segurança Pública da cidade, que usa dados das delegacias locais e do 12ºBPM (Niterói). Entre eles, está a redução de 19% em roubos de veículos no município. Por isso, o prefeito Rodrigo Neves informou que vai pleitear a redução dos preços de seguros automobilísticos na cidade.

"Nós tivemos 17 ocorrências de roubo de veículos no mês de julho, mas aqui na cidade vizinha, em São Gonçalo, nós vemos mais de 95 ocorrências de roubo de veículos, e na cidade do Rio, mais de 967 ocorrências do mesmo crime. Eu, inclusive, estou acionando as seguradoras, porque os seguros de carro em Niterói tem que reduzir cada vez mais, refletindo a queda do risco”, disse Rodrigo Neves.

O prefeito afirmou que está acionando as seguradoras para debater uma redução no preço para veículos niteroienses, para que o valor acompanhe a queda no risco de roubos de veículos na cidade.

Vale destacar que os dados do Observatório de Segurança Pública servem como uma prévia dos números que posteriormente serão consolidados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).

Além da queda nos índices de roubo de veículos, a letalidade violenta, indicador que inclui todos os crimes contra a vida, teve queda de 55,56%, com apenas quatro registros, número mais baixo já registrado para o período de julho. Os roubos de rua também apresentaram queda recorde: 29,9%, passando de 97 casos para 68. Roubos de cargas e a estabelecimentos comerciais foram outros destaques positivos, com apenas um caso cada, menores índices da série histórica.

Ademais, Rodrigo Neves diz que a queda recorde consolida Niterói como uma das cidades mais seguras do país, e que ela é fruto dos investimentos feitos em tecnologia, na integração das forças de segurança e na ação social.

O município segue atuando para aperfeiçoar as políticas de enfrentamento à violência. No próximo dia 12 de agosto, será lançado o Pacto Niterói contra a Violência II, uma nova etapa do plano municipal de segurança para os próximos 10 anos, com novos investimentos em tecnologia e ações para reduzir a desigualdade social na cidade.

Para o comandante do 12º BPM, cel. Leonardo Oliveira, a resposta rápida e eficiente da ação policial passa, antes de tudo, pela integração e diálogo.

"Fazemos reuniões integradas semanais para identificar rapidamente as prioridades do município e assim aplicar os nossos recursos com mais eficácia na redução dos crimes. A tecnologia integrada e a comunicação aberta com a população têm sido fundamentais para a elaboração do nosso planejamento operacional”, afirmou.

Relacionadas