Assinante
Entrar
Cadastre-se
Cerca de 30 mil alunos da Rede Municipal de Niterói retornaram às aulas na última segunda-feira (5) para o início do ano letivo de 2024. Ao todo, a cidade conta com 94 escolas e 20 Creches Comunitárias que atendem a Educação Infantil, Ensino Fundamental e a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Apesar disso, muitas crianças ainda acabam sem ter onde estudar.
A fim de solucionar o problema, a Prefeitura de Niterói estabeleceu novas regras para o programa “Escola Parceira”, que consiste em uma parceria entre o município e escolas privadas. O projeto paga a mensalidade de cerca de 1.500 alunos.
Para este ano, a distribuição das vagas ofertadas obedecerá aos seguintes critérios: Ter irmão na unidade, observando a capacidade física das salas de aula e das demais dependências das unidades de rede, bem como não exceder a modulação estabelecida; residir, preferencialmente, no comitê territorial onde se localiza a unidade de educação; apresentar deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação; No caso de empate, a prioridade será para o candidato mais velho.
Para oferta de vaga a um candidato serão desconsideradas as opções de unidades de educação indicadas no ato de inscrição da 2⁰ e da 3⁰ etapa, caso não possua vaga em nenhuma das unidades indicadas. O candidato poderá ser contemplado com vaga em unidade pertencente ao mesmo comitê territorial da sua residência, ou em unidade mais próxima da sua residência.
O resultado estará disponível no site matricula.niteroieduca.com.br, por meio de lista com o primeiro nome do candidato e o nome completo do requerente em ordem alfabética, nesta quinta-feira (8), a partir das 18h.
O período de efetivação de matrícula dos candidatos contemplados com vaga neste edital complementar ocorrerá nos dias 19 e 20 de fevereiro, na unidade que o candidato foi contemplado, dentro do horário de funcionamento da respectiva unidade.
O início das aulas
Neste primeiro dia de aula, os uniformes escolares começaram a ser distribuídos aos estudantes, enquanto os kits pedagógicos serão entregues após o Carnaval.
A Secretaria de Educação de Niterói também está promovendo encontros de formação e acolhimento para professores de Educação Infantil, aproveitando o horário reduzido de aulas durante o período de adaptação nas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs).
Os encontros acontecem nos dias 5, 6, 7 e 8 na Sala Nelson Pereira dos Santos (Reserva Cultural) e também no auditório da Escola Municipal Francisco Portugal Neves, em Piratininga. Os encontros abordam a política educacional “Uma Rede Inteira Pela Alfabetização”, que tem como principal foco a abordagem discursiva da alfabetização, levando em consideração os interesses das crianças e as possibilidades de criação dos docentes, deixando de lado técnicas mecanicistas que ainda são amplamente utilizadas em sala de aula.