Imagem Principal
Imagem
Niterói e Maricá registram menores números da história em mortes violentas
Foram 120 letalidades violentas no ano de 2023, uma queda de 25,9% em relação ao ano passado. Outros índices também reduziram
Niterói e Maricá registram menores números da história em mortes violentas
Foto do autor Pedro Menezes Pedro Menezes
Por: Pedro Menezes Data da Publicação: 22 de janeiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

Na última semana, o Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP), divulgou dados acerca da criminalidade no último ano no estado do Rio de Janeiro.

Esmiuçando os números na região onde atua o 12° BPM, ou seja, o Batalhão que atua nas cidades de Niterói e Maricá, percebe-se que a área registrou os menores índices da história em vários crimes, como roubo à transeunte, roubo de carga, entre outros.

Além disso, foi constatado o menor índice de "letalidade violenta" da história, que é o dado que combina os crimes de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, roubo seguido de morte e morte por intervenção de agente do estado.

Agentes da Polícia Militar e delegados sempre recomendam que, ao ser vítima de qualquer crime, sempre se registre o Boletim de Ocorrência, para que a chamada "mancha criminal" seja rastreada, e, dessa forma, os dados serem cada vez mais fidedignos, além do policiamento ser destinado aos locais corretos.

Confira os dados dos principais crimes em Niterói e Maricá no ano de 2023:

Letalidade violenta: 120 mortes. É o menor índice da história da série, iniciada em 2003, e uma queda de 25,9% em relação ao ano passado.

Roubo a transeunte: 1.032. É o segundo melhor dado da história, perdendo apenas para o ano de 2003. A queda foi de 9,7% em relação ao ano passado.

Roubos no total: 2.112. A queda foi de 24,1% em relação ao ano passado. Esse é outro índice considerado o melhor da história da série.

Roubos de rua: 1.410. Queda de 14% em relação ao ano passado, e também menor índice da série histórica.

Roubo de veículo: 239. Esse dado é interessante pelo fato do dono do carro, pela legislação, ser praticamente obrigado a registrar na delegacia o roubo, a fim de acionar o seguro. Sendo assim, esse também é o menor índice da história, com queda de 46% em relação ao ano passado

Roubo de carga: 51. Um crime cada vez mais raro na região. É o menor índice da história, e uma queda de 41,4%.

Relacionadas