Imagem Principal
Imagem
Niterói e Maricá adotam sistema digital no IPTU 2024
São Gonçalo permanece com o tradicional carnê e começará as entregas a partir dos primeiros dias de janeiro
Niterói e Maricá adotam sistema digital no IPTU 2024
Foto do autor Gabriel Ferreira Gabriel Ferreira
Por: Gabriel Ferreira Data da Publicação: 27 de dezembro de 2023FacebookTwitterInstagram
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Niterói
Imagem destacada

Pelo segundo ano consecutivo, os contribuintes de Niterói vão receber aviso pelo correio com código de barras para pagamento do IPTU. 

As cartas referentes ao imposto de 2024 serão enviadas aos contribuintes na primeira semana de janeiro. 

Uma novidade agora é que o imposto pode ser quitado também com cartão de crédito e PIX.

“A 2ª via de arrecadação foi redesenhada. A mudança no layout inclui um QR code que direciona direto para o pagamento via PIX e outro QR code encaminhando para pagamento por cartão de crédito, no site da Fazenda. 

"Além do pagamento via PIX ou por cartão de crédito, também é possível deixar as cotas de IPTU programadas em débito automático” esclarece a Prefeitura por meio de nota.

Foto: Divulgação

Assim como Niterói, Maricá também adotará o IPTU inteiramente digital para 2024. 

O imposto já estará liberado no dia 8 de janeiro, com o primeiro vencimento marcado para 29 de fevereiro. 

Até esta data, a cota única terá desconto de 15% e, quem optar por pagar somente a primeira parcela, terá 10% de desconto.

Após a geração ou impressão, o contribuinte deverá aguardar por meia hora até que o documento conste do sistema do banco responsável, podendo efetuar o pagamento logo em seguida. 

De acordo coma Secretaria de Planejamento, Orçamento e Fazenda de Maricá, para acessar a nova forma de pagamento do IPTU é fundamental ter o Cadastro Geral do Município (CGM) atualizado. 

Para isso, é preciso acessar o portal do SIM (https://sim.marica.rj.gov.br/) e, na barra lateral “Serviços”, clicar “Cidadão” ou “Empresa”, depois a opção “Alteração Cadastral” e “Cadastrar/Atualizar CGM”.

“O IPTU digital também vai dar celeridade para os contribuintes que desejam pagar a cota única aproveitando o desconto, já que não vão depender da entrega dos carnês que porventura venham a demorar com os serviços dos Correios. 

Além disso, o IPTU digital também visa a economicidade com a produção de papéis para os envios dos carnês e outros gastos com serviço postal”, ressaltou o secretário Leonardo Alves.

São Gonçalo mantém entrega dos carnês

Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Gonçalo

Indo na contramão de Niterói e Maricá, a Secretaria de Fazenda de São Gonçalo vai iniciar a entrega dos carnês do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2024 a partir do dia 02 de janeiro. 

Os contribuintes poderão receber o documento em casa, através dos Correios, baixar os boletos no site da Prefeitura ou procurar um dos três pontos de atendimento, no Centro, no Arsenal e no Alcântara.

Relacionadas