Imagem Principal
Imagem
Niterói abre licitação para compra de novas estações hidrológicas
Com as aquisições, a cidade passará a contar com novas medições de chuva, vento, umidade, temperatura, radiação, direção e velocidade do vento
Niterói abre licitação para compra de novas estações hidrológicas
Foto do autor Gabriel Ferreira Gabriel Ferreira
Por: Gabriel Ferreira Data da Publicação: 17 de janeiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Divulgação/ CEMADEN

A Prefeitura de Niterói lançou na última terça-feira (16) uma nova licitação para a aquisição de oito estações hidrológicas na cidade. Os equipamentos devem contar com sensores de chuva e nível de rio, além da manutenção e operação de mais três estações meteorológicas completas. 

Além dessas estações, que ainda não têm locais escolhidos para instalação, a cidade conta com 30 estações pluviométricas em funcionamento pela Prefeitura, 16 do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e a uma do Instituto Nacional Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no bairro do Barreto. 

Mapa da Defesa Civil identificando os pluviômetros na cidade

Vale lembrar que recentemente, foi realizada uma licitação para aquisição de estações de monitoramento e qualidade do ar completa que realizam além da medição da poluição do ar a medição de diversas variáveis meteorológicas. 

Com essas aquisições, Niterói passará a contar com medições de chuva, vento, umidade, temperatura, radiação, direção e velocidade do vento em seis novos pontos da cidade e com a medição de nível de rio em oito pontos, semelhante ao que já acontece na Capital com o Centro de Operações Rio (COR).

O que são pluviômetros?

O pluviômetro é um instrumento que coleta e mede as chuvas. Uma chuva de 1 milímetro por minuto, é equivalente a 1 litro de água por minuto em uma área de 1 metro quadrado. 

“Os pluviômetros são de extrema importância para a realização do monitoramento dos volumes de chuva no município. Com uma rede de observação de dados meteorológicos robusta conseguimos observar a diferença de intensidade da chuva em diferentes bairros da cidade, permitindo uma melhor avaliação da intensidade da chuva em todo o território e assim empenhar as ações e recursos nas regiões mais impactadas”, completou o comandante da Defesa Civil do município. 

No último fim de semana, Niterói registrou índices pluviométricos jamais vistos. Cerca de 80% das chuvas previstas para o mês de janeiro, com volumes superiores a 120 milímetros por hora. Até então, o maior registro de chuva em Niterói havia sido de 86 milímetros em uma hora, em fevereiro do ano passado.

Relacionadas