Imagem Principal
Imagem
NFL pode estar a caminho do Rio em 2026
Liga já fez dois jogos no Brasil, mas em São Paulo
NFL pode estar a caminho do Rio em 2026
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 11 de setembro de 2025FacebookTwitterInstagram
João Eduardo Dutra
Imagem destacada

Na última sexta-feira (5), aconteceu, em São Paulo, a segunda edição do jogo da NFL (Liga de Futebol Americano) no Brasil. Novamente, o evento foi um sucesso, com casa cheia (mais de 47 mil presentes), um jogo disputado entre dois times que sonham com Super Bowl e uma atmosfera elogiada por jogadores e técnicos.

Com o repetido sucesso, a NFL não deve sair do Brasil tão cedo. Porém, o evento pode mudar de estado no ano que vem. Segundo informações de Felipe Laurence, administrador do perfil “oQuarterback”, um das principais de Futebol Americano no Brasil, a tendência é que, em 2026, o jogo do Brasil seja no Rio de Janeiro, no Maracanã.

"A NFL quer testar o Rio antes de se comprometer a longo prazo com São Paulo. Isso não é problema aqui de São Paulo. Eles adoram a Neo Química Arena, eles adoram a SP Turis, eles adoram como o jogo é estruturado em São Paulo, não há reclamação nenhuma. Mas a NFL quer ver como é o Rio de Janeiro, como é o Maracanã, como vai ser a questão do jogo no Rio de Janeiro", disse Felipe Laurence durante entrevista no podcast Cara dos Sports.

Tradicionalmente disputado na sexta-feira à noite em São Paulo, a liga não poderá marcar o jogo nesta data em 2026. De acordo com a Lei de Transmissões Esportivas de 1961, a NFL não tem permissão para transmitir jogos às sextas ou sábados, do segundo fim de semana de setembro até o segundo fim de semana de dezembro (esses dois dias foram reservados para o futebol americano universitário e do ensino médio). É por isso que não há jogos de sábado na programação da NFL até o final da temporada.

Porém, a NFL pode agendar um jogo de sexta-feira (ou sábado) durante o primeiro fim de semana de setembro quando o Dia do Trabalho (Labor Day) cai em 1º, 2 ou 3 de setembro, o que aconteceu em 2024 e 2025. Depois deste ano, o feriado não cairá em nenhuma dessas três datas novamente até 2029, impossibilitando a realização do jogo na sexta-feira.

De acordo com Felipe, o jogo no Rio de Janeiro seria domingo à tarde. Segundo ele, a liga teria interesse em mostrar o Rio de Janeiro durante o dia, mostrar as praias, o sol, o Cristo Redentor e etc. Assim, a impossibilidade de fazer o jogo na sexta seria uma oportunidade para a NFL testar o Rio sem desmerecer São Paulo.

Felipe cita ainda que a tendência para o futuro é que tenham dois jogos no Brasil, podendo ser um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro, mas para 2026, provavelmente será só um. Atualmente, a NFL tem oito jogos internacionais por ano, mas a liga quer aumentar esse número para 16, o que facilitaria as partidas nas duas principais cidades do país.

O administrador do perfil “oQuarterback” ressalta que isso tudo é o panorama atual, que pode mudar, uma vez que essa situação é fluída.

Vale lembrar que, em fevereiro, no Super Bowl deste ano, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, deu pistas sobre um possível jogo da NFL no Rio de Janeiro. O vice-prefeito, Eduardo Cavaliere, e o secretário de esportes, Guilherme Schleder, foram a New Orleans (local da final) e se encontraram com Roger Goodell, comissário da liga.

Relacionadas