Imagem Principal
Imagem
Inca promove ação para aumentar estoque de sangue em 45%
O objetivo é coletar o máximo de bolsas para garantir o prosseguimento de tratamentos oncológicos
Inca promove ação para aumentar estoque de sangue em 45%
Foto do autor Gabriel Ferreira Gabriel Ferreira
Por: Gabriel Ferreira Data da Publicação: 05 de fevereiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Divulgação/ Agência Brasil

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) promove até amanhã (10), a 18ª edição do Bloco da Solidariedade, para aumentar o armazenamento no banco de sangue em 45%. Segundo o Inca, o objetivo é coletar o máximo de bolsas para garantir o prosseguimento de tratamentos oncológicos.

A meta do instituto é alcançar 70 bolsas por dia, durante a semana que antecede o Carnaval. Iniciada em 2006, a campanha, que pretende aumentar o estoque de sangue e plaquetas no serviço de Hemoterapia, tem como padrinho e madrinha o dançarino Carlinhos de Jesus e a bailarina Ana Botafogo. Em 2023, foram 197 doações de sangue e 34 de plaquetas.

A chefe do serviço de Hemoterapia, Iara Motta, disse que as doações diminuíram na pandemia e ainda não normalizaram. "Houve uma queda no número de doações, desde antes da pandemia, e ainda não retornou ao nível anterior. Precisamos reiterar os pedidos nesse período para manter a regularidade do suporte transfusional aos pacientes", disse.

Sede do INCA - Foto: Governo do Brasil

Hospital Antônio Pedro, em Niterói, também realiza campanha para aumentar o armazenamento de sangue

Sede do HUAP - Foto: Governo do Brasil

Em Niterói, o Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap-UFF), também lançou uma campanha a fim de sensibilizar a população sobre a importância de doar sangue. 

A unidade de saúde explica que neste período de início de ano, os estoques dos hemocentros costumam ficar vazios, ocasionando em problemas de procedimentos cirúrgicos. Além disso, por conta do baixo estoque, o hospital precisou suspender algumas cirurgias por falta de sangue.

“No momento atual, o Hemocentro Regional de Niterói (Hemonit) se encontra com os estoques críticos de hemocomponentes sanguíneos e essa persistência se dá em virtude do baixo número de doadores de forma regular, com queda acentuada no período de férias e feriados, além do perfil complexo do nosso hospital que demanda um elevado consumo. Reforço que neste momento é necessário conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue para salvar vidas”, alerta Lana Bitencourt, chefe da unidade de Banco de Sangue do HUAP.

Como doar

Em ambas casas de saúde, para participar, os doadores devem atender aos requisitos: ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e não ter comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue. Além disso, a pessoa não deve estar em jejum, mas precisa evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação.

No Hemorio, o Banco de Sangue do Inca está localizado na Praça Cruz Vermelha, 23, no 2º andar, Centro do Rio de Janeiro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30. Aos sábados, o banco abre apenas para doação de plaquetas, com hora marcada às 8h, 9h30 e 11h. No caso de doações de plaquetas, o agendamento deve ser feito por telefone (3207-1064).

Já no Antônio Pedro, dúvidas e perguntas sobre vacinas, medicações e outros podem ser esclarecidas pelo nosso telefone/WhatsApp: (21) 99796-8879. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h30 às 16h.

Relacionadas