Assinante
Entrar
Cadastre-se
O governador Cláudio Castro apresentou, nesta segunda-feira (05), o plano operacional do Carnaval 2024.
A expectativa é de que 5 milhões de foliões gerem uma movimentação financeira de cerca de R$ 4,5 bilhões na economia da capital.
A previsão é chegar a 85% da ocupação hoteleira na capital durante os dias de folia. Os hotéis da cidade do Rio estão com mais de 74% de reservas.
Para garantir a segurança dos turistas e fluminenses, 12.100 policiais militares reforçarão o patrulhamento na capital e no interior, um aumento de 5% comparado a 2023.
A segurança pública terá, pela primeira vez durante o período de festas, videomonitoramento com reconhecimento facial na orla da capital, Sambódromo, estações de metrô e Supervia.
As imagens captadas serão transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
Na Marquês de Sapucaí, no Setor 11, será montado um posto avançado da 6ª DP (Cidade Nova) e unidades especializadas da Polícia Civil.
Seis torres de observação também serão instaladas ao longo da Avenida Presidente Vargas e durante todo o evento haverá monitoramento por drones.
Nos megablocos que serão realizados no Centro do Rio, haverá patrulhamento com drones e pontos de interceptação e revista com 250 detectores de metais, iniciativa que se repete nas estações de metrô da Zona Sul (Copacabana, Ipanema e Leblon).
Já no interior do estado e municípios da Região Metropolitana, batalhões da área farão reforço do policiamento nos blocos de rua.
Foto: (Philippe Lima / Governo do Rio)
Ouviu um não? Respeite a decisão
Campanhas para a segurança da mulher serão intensificadas. Durante o Carnaval, o lema "Ouviu um não? Respeite a decisão" vai ganhar ainda mais espaço em ações no Sambódromo, blocos de rua e na Intendente Magalhães.
O aplicativo Rede Mulher e a Patrulha Maria da Penha (com 46 viaturas), além de outros programas, também farão parte das estratégias do governo.
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros contará com 10.000 militares, sendo 2 mil distribuídos em guarnições de pronta resposta, em caso de emergências e socorro a vítimas.
A operação também terá 20 viaturas posicionadas em locais estratégicos para atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio e salvamento em altura.
Lei Seca
A Operação Lei Seca vai disponibilizar 100 agentes. No Sambódromo, haverá teste de bafômetro nos motoristas dos carros alegóricos dos grupos Ouro e Especial.
Já nas ruas e estradas, blitzes diurnas e noturnas farão parte das ações, além do auxílio de drones.
Detran
O Detran realiza ações de conscientização no Sambódromo, além da vistoria em itens de segurança dos carros alegóricos da Marquês de Sapucaí.
Aproximadamente 90 veículos serão fiscalizados.
Turismo
Será disponibilizado um lounge com atendimento poliglota para suporte aos turistas na Sapucaí.
A Secretaria de Turismo conta com um ponto de atendimento ao turista durante todo o Carnaval em Copacabana, na altura do posto 4, além de atuar em parceria com a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo.
Saúde
A campanha "Contra a dengue todo dia" tem o objetivo de conscientizar e mobilizar a população para o combate à dengue.
Os nove telões do Sambódromo vão passar um filme de 15 segundos sobre o combate à dengue. Antes da primeira escola desfilar, foliões vão exibir faixa com a frase ‘10 minutos salvam vidas’.
Fundação para a Infância e Adolescência (FIA)
A Fundação para a Infância e Adolescência distribuirá pulseiras de identificação para crianças no Sambódromo e na Rodoviária do Rio e folders com orientações para os responsáveis, além de campanha de conscientização em ônibus e terminais da Região Metropolitana.