Imagem Principal
Imagem
Estudante de Niterói tira nota mil na redação do Enem
Clara Oliveira, de 19 anos, destacou-se em um universo de milhões de candidatos
Estudante de Niterói tira nota mil na redação do Enem
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 15 de janeiro de 2025FacebookTwitterInstagram
Amanda e Clara, as duas estudantes nota mil do estado. Foto: Reprodução

Niterói tem motivos para se orgulhar: Clara Oliveira, de 19 anos, moradora da cidade, foi uma das 12 estudantes de todo o Brasil a conquistar a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Estudante do Colégio PH, Clara destacou-se em um universo de milhões de candidatos que enfrentaram o tema "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".

Com uma rotina de estudo disciplinada, Clara creditou o sucesso ao hábito de escrever e revisar constantemente suas produções. Outro destaque no estado foi Amanda Chagas, de 21 anos, aluna do AZ Rio, na capital.

O tema proposto pelo Enem este ano trouxe desafios que demandavam reflexão crítica e domínio técnico. A média nacional da redação foi de 660 pontos, 15 a mais que na edição anterior, indicando um leve aumento no desempenho geral.

As outras redações com nota mil foram registradas em Araçatuba (SP), Baraúna (RN), Belo Horizonte (MG), Belo Jardim (PE), Brasília (DF), Goiânia (GO), Jaguaribe (CE), Maceió (AL), São Luís (MA) e Virginópolis (MG).

Entre os 12 estudantes que alcançaram a pontuação máxima, a maioria é mulher: oito. Apenas um dos participantes é oriundo da rede pública. Apesar disso, o desempenho dos estudantes da rede pública mostrou evolução: 4.483 candidatos atingiram notas entre 950 e 980, enquanto 215 ficaram na faixa de 980 a mil pontos.
 

Relacionadas