Assinante
Nos dias 11 e 12 de janeiro, o Mutirão da Catarata realizado no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior (HMDLJ), em Nancilândia, promoveu mais de 230 cirurgias, avançando na meta de zerar a fila de espera para esse procedimento em Itaboraí. A ação, organizada pela Prefeitura de Itaboraí por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), continuará nos dias 18 e 19 de janeiro, com previsão de atender 520 pessoas no total.
No sábado (11), 116 cirurgias foram concluídas, enquanto no domingo (12), foram realizados 122 procedimentos. Alguns pacientes que não compareceram estão sendo contatados para reagendamento. Desde o início do mutirão, em dezembro de 2024, mais de 300 pessoas já foram beneficiadas, incluindo consultas e exames pré-operatórios realizados no Centro de Especialidades de Saúde de Itaboraí (CESI).
O secretário de Saúde, Hédio Mataruna, destacou a importância da iniciativa: “Estamos garantindo que centenas de pessoas voltem a enxergar, recuperando a qualidade de vida. Além disso, avançaremos em outras cirurgias eletivas, como vesícula e hérnia. Agradeço à equipe do Leal Júnior, aos nossos parceiros e ao prefeito Marcelo Delaroli pelo apoio”, ressaltou.
Após as cirurgias, os pacientes passam por consultas de acompanhamento no CESI para assegurar a plena recuperação. Os atendimentos incluem revisões imediatas, além de retornos após 7 e 30 dias.
O mutirão é uma parceria com o Programa Nacional para Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, do Ministério da Saúde, e conta com uma equipe multidisciplinar que inclui oftalmologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e apoio administrativo. A Prefeitura também disponibiliza transporte para facilitar o acesso ao hospital, ampliando o impacto da iniciativa na saúde pública municipal.