Assinante
Entrar
Cadastre-se
O tradicional Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho, em São Domingos, recebeu, nesta terça-feira (23), o Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LabCrie). A sala maker vai possibilitar a formação continuada para os professores da rede estadual de ensino. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), o Ministério da Educação e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
O espaço conta com computadores, impressoras 3D, kits de eletrônica e robótica, projetores, entre outros equipamentos, que ficarão disponíveis para o aperfeiçoamento dos educadores.
O projeto tem o objetivo de estimular a criatividade dos docentes, incentivar o uso de novos equipamentos, plataformas digitais e metodologias inovadoras a fim de dinamizar o processo de ensino, tornando as aulas mais atrativas aos estudantes.
“Estamos muito felizes por recebermos o Laboratório de Criatividade nesta unidade, que tem o ensino para o Curso de Formação de Professores. Por meio desta parceria, capacitaremos mais nossos professores a fim de melhorar ainda mais a educação em nosso estado”, destacou a superintendente de Planejamento e Integração das Redes, Carla Monnerat, que representou a secretária de Educação, Roberta Barreto, na entrega da sala multimídia.
A diretora-geral Renata Rodrigues não conseguia esconder a felicidade pela unidade escolar ter sido a única escola contemplada no estado. “Foram 27 polos em todo o Brasil. É muita alegria para a gente receber o laboratório. Faço parte desta escola desde que me entendo por gente. Estudei aqui, me formei… E, agora, sou diretora. Acreditamos que com esta oportunidade daremos continuidade à troca entre o professor e o aluno”, disse a diretora-geral, que possui 26 anos de história no Instituto de Educação, contabilizando sua formação escolar e estando à frente da instituição.
Primeira formação de 2024
O espaço destinado ao aperfeiçoamento dos professores da rede estadual de ensino foi aberto com chave de ouro, visando capacitar os professores formadores com a primeira etapa do curso ‘Gestão de Projetos e Estratégias Educacionais em Espaços Makers’. Ao final dos encontros, os multiplicadores estarão aptos para compartilhar os conhecimentos com outros educadores da rede.
O curso está sendo conduzido por profissionais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A carga horária total é de 40 horas, sendo que metade ocorrerá em oficinas presenciais e a outra, realizada à distância, no ambiente virtual de aprendizagem da universidade.
“Estou muito feliz com a realização deste projeto, que busca auxiliar nas dinâmicas das nossas aulas”, disse o professor formador Ângelo José Alves, do Polo de Formação instalado no Colégio Estadual Julia Kubitschek.