Assinante
Entrar
Cadastre-se
O diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), Qu Dongyu, visitou neste domingo (17) a Associação de Pescadores e Pescadoras da Reserva Extrativista de Itaipu e Lagoa de Itaipu (Appreili), em Niterói, como parte das atividades paralelas do G20 no Rio de Janeiro.
Durante a visita, Qu Dongyu, ex-ministro da Agricultura da China, conheceu os processos de filetagem, embalagem a vácuo e beneficiamento de pescados realizados pela associação, que reúne 80 pescadores engajados na prática de pesca sustentável desde 2013. A entidade também desenvolve produtos como a compota de peixe serra, agregando valor a espécies antes de baixo valor comercial, e utiliza a marca "É da Resex!" para reforçar sua identidade sustentável.
O dirigente da FAO elogiou o modelo da Appreili como exemplo de combate à fome e fortalecimento de comunidades pesqueiras. “Parcerias como esta são essenciais para gerar impactos globais positivos”, afirmou.
Segundo Jairo Augusto da Silva, presidente da Appreili, a conexão com a FAO é um marco que posiciona a associação como referência nacional e internacional. “Queremos avançar na modernização do setor e ampliar o impacto da pesca sustentável”, destacou.
Autoridades nacionais e internacionais, como representantes do Ministério da Pesca, Emater-Rio e Fiperj, acompanharam a visita, que destacou o compromisso da Appreili com a sustentabilidade e a organização comunitária. A segurança do evento foi realizada pelo 12º BPM em conjunto com a Polícia Federal e Rodoviária, garantindo a tranquilidade das atividades.
A iniciativa também reforçou a necessidade de maior atenção e investimentos públicos na pesca artesanal, como enfatizou a coordenadora do projeto Maré de União, Valéria Penchel: “O trabalho dos pescadores de Itaipu é um exemplo de preservação dos recursos, do território e do modo de vida das comunidades locais.”