Imagem Principal
Imagem
Estação que integra o Imunana-Laranjal ganha sistema de cloração
A iniciativa promete beneficar mais de 2 milhões de pessoas
Estação que integra o Imunana-Laranjal ganha sistema de cloração
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 18 de novembro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Divulgação/ Cedae

A Cedae concluiu a modernização do sistema de cloração da Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal, em São Gonçalo, com foco na segurança operacional e inovação tecnológica. A obra, que custou R$ 7,2 milhões, inclui um novo sistema de neutralização de cloro capaz de tratar até 12 mil metros cúbicos por hora, aumentando a segurança contra possíveis vazamentos. 

Os equipamentos, projetados sob medida e instalados acima da sala de cloração, oferecem uma solução inovadora para o espaço disponível. Segundo Daniel Okumura, diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae, o projeto alia inovação e segurança para proteger técnicos e a população. 

A ETA Laranjal integra o Sistema Imunana-Laranjal, que abastece mais de 2 milhões de pessoas em São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Maricá (Inoã e Itaipuaçu) e na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. O novo sistema está em fase final de testes, com treinamento da equipe em andamento. 

Paralelamente, a Cedae investe cerca de R$ 140 milhões na modernização do Sistema Imunana-Laranjal, incluindo a substituição de módulos colmeia em decantadores, modernização de filtros e floculadores, novas bombas, equipamentos e melhorias no monitoramento do tratamento. A previsão é que as obras sejam concluídas em 2025. 

Relacionadas