Imagem Principal
Imagem
DH volta a ouvir PMs envolvidos em operação que deixou nove mortos no Salgueiro
DH volta a ouvir PMs envolvidos em operação que deixou nove mortos no Salgueiro
Foto do autor Vítor d'Avila Vítor d'Avila
Por: Vítor d'Avila Data da Publicação: 08 de agosto de 2022FacebookTwitterInstagram

A Polícia Civil ouviu novamente, hoje (8), policiais militares envolvidos na operação que deixou nove mortos em uma área de mangue, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. O caso aconteceu no dia 21 de novembro de 2021.

Militares lotados no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) estiveram na sede da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá (DHNSG). A especializada e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) investigam o caso.

Segundo a Delegacia de Homicídios, os agentes estão sendo novamente ouvidos a pedido do Ministério Público. Entretanto, não foi possível revelar maiores detalhes porque a investigação continua em andamento.

Fontes ligadas à Polícia Civil afirmaram que, quando são solicitados novos depoimentos, a ideia é comparar o conteúdo das declarações mais recentes com as primeiras, prestadas logo após o fato. Até o momento, não houve indiciamentos relacionados ao caso.

Fotos: Vítor d'Avila

Reconstituição

Em 14 de dezembro, o MPRJ realizou a reconstituição do caso. O objetivo, segundo o órgão, era fotografar e fazer um estudo topográfico da região para confrontar com as informações recebidas através de denúncias feitas por moradores das comunidades, que relataram abuso da força policial.

No dia anterior às mortes, o 2º Sargento Leandro Rumbelsperger da Silva, de 40 anos, foi morto em uma operação no Complexo do Salgueiro para combater uma denúncia de baile funk ilegal. Ele deixou esposa e dois filhos. No dia seguinte, uma idosa de 71 anos foi baleada, identificada como Carmelita Francisca de Oliveira foi socorrida por vizinhos e levada para o Hospital Estadual Alberto Torres, no bairro Colubandê, mas já teve alta.

Também no dia 21, PMs do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) atuaram na região. A corporação afirma que, por volta de 15h, uma equipe do SAMU foi acionada ao Salgueiro por conta de um indivíduo ferido e criminosos armados obrigaram a retirada deste do local. O homem morreu e foi reconhecido por policiais do 7ºBPM como um dos envolvidos no ataque criminoso à guarnição no sábado. O caso foi registrado na 73ª DP (Neves).

Na manhã de 21 de novembro, oito corpos foram encontrados em uma área de mangue. Moradores da região denunciaram que eles foram vítimas de uma ação violenta da Polícia Militar. De acordo com a Polícia Civil, cinco deles teriam ligação com o tráfico de drogas.

Relacionadas