Imagem Principal
Imagem
Defesa Civil alerta para chuva intensa e queda de granizo em Niterói
Previsão é de pancadas de chuva moderada a forte, acompanhadas de raios e rajadas de vento e cidade permanece em estágio de atenção
Defesa Civil alerta para chuva intensa e queda de granizo em Niterói
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 31 de janeiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

Por Mauro Touguinhó

O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói informou, na tarde desta quarta-feira (31), que núcleos de chuva que atuam na Baixada Fluminense e na Baía de Guanabara se deslocam em direção à cidade. A previsão é de pancadas de chuva moderada a forte, acompanhadas de raios e rajadas de vento moderado a forte nas próximas horas.

 

 

Além disso, o órgão alertou sobre a possível elevação dos rios em função da chuva nas próximas horas. Por mensagem, avisou à população que, devido a intensidade dos núcleos de chuva, há possibilidade de queda de granizo.

No Ingá, há muitos trovões e relâmpagos neste momento. O pouco tempo temporal no município foi o suficiente para encher a Alameda São Boaventura, na altura do Horto.

 

 

A Prefeitura de Niterói afirmou ainda que permanece em estágio de atenção, monitorando e enviando informes conforme necessidade e atualizações. Em caso de emergência, a população deve ligar para 199 ou 2620-0199.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o Sistema Alerta Rio alertou que o mesmo núcleo de chuva que atua sobre a Baixada Fluminense, parte da Zona Norte e Ilha e já passou pela região da Tijuca e Centro agora se desloca para a Zona Sul. A previsão é de pancadas de chuva moderada a forte, acompanhadas de raios, principalmente na Zona Norte e Centro do Rio.

 

 

Ainda de acordo com o Alerta Rio, entre 17h45 e 18h houve chuva forte na estação da Ilha do Governador. Também houve registro de chuva forte e moderada nas estações da Ilha do Governador (15.2 mm), Grajaú (14.2 mm) e Anchieta (12.6 mm).

Maricá

Em Maricá, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil informou que há previsão de pancadas de chuva com raios para esta quarta-feira em decorrência do padrão de circulação dos ventos na média e alta atmosfera, que influencia o tempo no município.

A Defesa Civil pede para que a população se mantenha em local seguro e procure ajuda em casos de emergência através dos números 199, 26371999 oi 982943235.

 

 

CBMERJ

O Corpo de Bombeiros estão em alerta, mobilizados para o atendimento a emergências e o socorro a possíveis vítimas. A corporação foi acionada para cerca de 40 ocorrências relacionadas às chuvas nesta quarta-feira (31.01), em todo o Estado, a maioria referente a cortes de árvores e salvamentos de pessoas. Até o momento, não há relato de vítimas.

Defesa Civil

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ) está acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos em todo o território fluminense, enviando alertas para os municípios quando necessário. A previsão é de pancadas de chuva moderadas a fortes, gerando grandes acumulados.

Neste momento, é alto o risco hidrológico na capital, Rio de Janeiro, e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. No restante do Estado, os riscos de alagamentos e inundações são moderados e baixos.

Há risco geológico alto para a capital e para Tanguá, na Região Metropolitana. No restante do Estado, a probabilidade de deslizamentos de terra é moderada e baixa.

Relacionadas