Assinante
E terminou a última leitura de notas do Carnaval carioca de 2025. Na noite desta terça-feira (11) aconteceu a apuração da Série Prata. Após uma disputa acirrada, a Unidos do Jacarezinho sagrou-se campeã da Série Prata (terceira divisão do Carnaval) e garantiu o tão sonhado retorno à Marquês de Sapucaí em 2026, agora na Série Ouro.
A escola levou para a Intendente Magalhães o enredo "Eureka! E fez-se a luz!", assinado pelo carnavalesco Carlos Eduardo, celebrando a trajetória da humanidade através da importância da luz. A vitória marca o fim de um jejum de 13 anos longe da Sapucaí.
O Acadêmicos do Cubango, tradicional escola de Niterói, encerrou sua participação em 8º lugar. A verde e branco da cidade desfilou com o enredo “Àyàn, o Espírito dos Tambores”, desenvolvido pelo carnavalesco André Tabuquine.
A proposta era mergulhar na ancestralidade africana, exaltando a energia e a espiritualidade dos tambores como instrumentos de comunicação com as divindades. A verde e branco está fora dos desfiles da Sapucaí desde 2025.
A tristeza ficou por conta das seis escolas rebaixadas para a Série Bronze. De acordo com o regulamento, caíram as duas piores de cada dia de desfile, o que resultou na descida de Sereno de Campo Grande, Unidos da Barra da Tijuca, Flor da Mina do Andaraí, Alegria de Copacabana, Concentra Imperial e Boi da Ilha do Governador.
Classificação Final da Série Prata 2025
1º – Unidos do Jacarezinho
2º – Império da Uva
3º – Acadêmicos da Abolição
4º – Renascer de Jacarepaguá
5º – Acadêmicos de Santa Cruz
6º – Unidos de Lucas
7º – União de Jacarepaguá
8º – Acadêmicos do Cubango
9º – Feitiço Carioca
10º – Império da Tijuca
11º – Chatuba de Mesquita
12º – Alegria do Vilar
13º – Flamanguaça
14º – Mocidade Unida do Santa Marta
15º – Tubarão de Mesquita
16º – Unidos da Vila Santa Tereza
17º – Independente de Olaria
18º – Império de Nova Iguaçu
19º – Arrastão de Cascadura
20º – Vizinha Faladeira
21º – Concentra Imperial
22º – Independente da Praça da Bandeira
23º – Boi da Ilha do Governador
24º – Unidos da Barra da Tijuca
25º – Sereno de Campo Grande
26º – Acadêmicos do Engenho da Rainha
27º – Leão de Nova Iguaçu
28º – Flor da Mina do Andaraí
29º – Alegria de Copacabana
– Rocinha (não foi julgada)