Assinante
Comerciantes da capital do Rio de Janeiro se preparam para uma perda significativa nas receitas em 2024.
Levando em conta os 14 feriados da cidade (10 nacionais, dois estaduais e dois municipais), um levantamento do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio) estima que as lojas tenham prejuízo que podem chegar aos R$ 7 bilhões.
Dos 14 feriados previstos, nove caem em dias de semana e três serão consumidos pelo período do Carnaval.
Levando em consideração as possibilidades de enforcamento, o comércio carioca pode passar de 15 dias fechados no ano.
Segundo informações do CDLRio e SindilojasRio, cada dia fechado representa um prejuízo médio de R$ 510 milhões no comércio da Cidade Maravilhosa.
Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, ressalta que, apesar dos acordos permitindo a abertura das lojas em alguns feriados, a quantidade excessiva de dias com lojas fechadas prejudicará o comércio, especialmente os lojistas de rua, que enfrentam cenários desafiadores, especialmente no centro da cidade.
“E não são apenas os empresários lojistas que são impactados com isso. Perdem os comerciários que deixarão de laborar; o próprio consumidor que não pode comprar e o governo que deixa de arrecadar impostos.
"Não somos contra os feriados em datas comemorativas – e até mesmo, quando possível, o adiamento deles. Mas somos a favor de que a sociedade civil organizada, empresários, líderes de classe e autoridades se sentem à mesa para discutir outras soluções que evitem tamanho desperdício”, defendeu Gonçalves, em nota.