Assinante
Entrar
Cadastre-se
A forte chuva que atingiu parte da Região dos Lagos na noite deste domingo (28) causou estragos em pelo menos quatro municípios: Cabo Frio, Búzios, São Pedro da Aldeia e Araruama registraram vários pontos de alagamentos.
Em seu Instagram, A TRIBUNA chegou a mostrar o drama de moradores da região.
Em Cabo Frio, a Defesa Civil informou que foi registrado o volume de 106 mm de chuva em 24h, sendo 91 mm em uma hora.
Durante a madrugada houve diversas ocorrências de pessoas ilhadas dentro de casa e até mesmo presas em carros.
Os bairros mais afetados foram Parque Burle, Jardim Esperança, Jardim Caiçara, São Cristóvão e a área rural de Tamoios.
Mas também houve pontos de alagamentos em ruas do Braga, Jardim Excelsior, Centro e Peró.
Ainda segundo a Defesa Civil, nesta segunda-feira (29) a cidade está “sob influência de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul, e um sistema de baixa pressão atmosférica que atua sobre o oceano deixa o tempo instável com pequena possibilidade de chuva fraca”.
Búzios
Em Búzios, a Prefeitura está mobilizada para atenuar os impactos das fortes chuvas que atingiram a cidade.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, disponibilizou o telefone (22) 99993-8115 para quem precisar de apoio devido a incidentes causados pelas chuvas.
Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município estão sendo utilizados como pontos de doações de roupas, itens de higiene e roupas de cama.
Desde ontem (28), uma força-tarefa foi montada, com a participação da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, Coordenadoria de Defesa Civil, Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Secretaria Municipal de Saneamento e Drenagem.
A equipe está limpan vias e fazendo os reparos necessários nas áreas afetadas pelas chuvas.
O monitoramento da situação climática em Búzios é realizado de forma constante pela Defesa Civil municipal, com uma equipe preparada para intervenções imediatas.
Um levantamento está sendo feito para identificar os pontos mais críticos, com prioridade também para as solicitações e reclamações da população, que podem ser encaminhadas através do WhatsApp (22) 98145-8666.
São Pedro da Aldeia está em atenção por conta das fortes chuvas
Também atingido pelas fortes chuvas, o município de São Pedro da Aldeia registrou 71,4 mm de chuva entre as 21h de domingo (28) e às 2h da segunda-feira (29).
As informações são da Marinha do Brasil e apontam que choveu aproximadamente o acumulado de todo o mês de janeiro em apenas quatro horas.
Na segunda-feira (29), o prefeito Fábio do Pastel solicitou a presença da Defesa Civil do Estado para alinhar as ações junto ao município.
As equipes seguem nas ruas para oferecer segurança e apoio à população.
Devido à intensidade da chuva e à longa duração, diversas ruas foram afetadas, porém na manhã desta segunda-feira (29), o município não registrava mais pontos de alagamento.
O bairro mais afetado foi o Jardim Soledade. De acordo com a Defesa Civil, seis pessoas ficaram desalojadas na noite de domingo (28), sendo quatro do bairro Mossoró e duas da Rua do Fogo. Todos já foram encaminhados para a casa de familiares.
O coordenador da Defesa Civil aldeense, Michel Cavalcanti, reforça a importância da população acionar o órgão para registrar as ocorrências.
“Temos à disposição da população diversos meios de contato para notificar emergências. É muito importante frisar que qualquer situação de risco deve ser comunicada à Defesa Civil pelo número 199 ou por meio do Pedrinho (WhatsApp e Telegram), no número (22) 99776 0633”, destacou.
Araruama
Em Araruama, a chuva foi menos volumosa, mas, ainda sim, foram registrados alguns pontos de alagamento como no Centro e no distrito de São Vicente.