Assinante
Entrar
Cadastre-se
Nesta sexta-feira (19), 218 médicos, vinculados ao Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, foram incorporados ao quadro da cidade do Rio de Janeiro. Com isso, a capital retoma a marca de 70% de cobertura da população pela Atenção Primária à Saúde. Os profissionais foram recepcionados pelo prefeito Eduardo Paes; o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz; e a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
A cobertura de 70% havia sido atingida pela primeira vez em 2016. Mas, após um período de desestruturação da Atenção Primária entre 2017 e 2020, caiu para 46%. A partir de 2021, com a reestruturação da rede municipal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recuperou o quadro de profissionais e ampliou a Estratégia Saúde da Família (ESF) em 209 novas equipes, voltando aos 70% da população coberta.
A nova marca resulta dos esforços da Secretaria Municipal de Saúde para reduzir a vacância de médicos nas equipes de Saúde da Família, que estava em 31% no início de 2021 e hoje é de apenas 2% sobre um total de 1.294 equipes. São 2.054 médicos contratados, o maior patamar da história da Atenção Primária à Saúde no município, incluindo os 218 profissionais do Mais Médicos para o Brasil, que teve adesão recorde no Rio de Janeiro.